População deve ficar atenta a possível infestação do aedes aegypti

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

População deve ficar atenta a possível infestação do aedes aegypti

Embora a quantidade de casos de dengue em Fernandópolis seja pequena em 2017, apenas cinco confirmações, a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis faz um alerta para a Avaliação de Densidade Larvária, que foi realizada durante o mês de janeiro na cidade, quando foram avaliados 1.896 imóveis e encontrados 70 recipientes com larvas, o que corresponde ao Índice de Breteau em 3.7, o deixa a cidade em situação de alerta. 
O Índice de Breteau consiste na avaliação dos níveis de infestação de uma determinada área geográfica em um dado momento. É importante destacar que o nível tolerado é de até 0,9, sendo 1,0 considerado estado de alerta. Os dados foram apresentados na terça-feira, 16, na primeira reunião do ano do Comitê de Mobilização para o Controle de Dengue, que apresentou seus novos membros, nomeados em 2017. Também foi divulgada a diretriz nacional para a prevenção e controle de epidemias de dengue. 
Na reunião foram mostradas as ações de combate ao aedes aegypti, que transmite a dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya. Como medida preventiva, depois da confirmação do primeiro caso de febre amarela em macaco no município, em dezembro do ano passado, foi intensificada a vacinação dos moradores, de dezembro de 2016 a abril deste ano foram vacinadas 11.808 pessoas contra a doença. Para o combate ao aedes, aconteceram visitas às residências aos sábados, de janeiro a abril deste ano. Também foram oferecidas orientações na Praça Joaquim Antônio Pereira na comemoração ano mês da mulher, em março; e palestras sobre as arboviroses nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), projeto Sonhadores e Centro Social de Menores.
Em 30 de abril foi confirmado o segundo caso de febre amarela em macaco, que foi encontrado morto no dia 13 de março, no bairro Brasilândia. Foram realizadas ações de bloqueio casa a casa e atualização da situação vacinal dos moradores na área ao redor.Foram avaliadas 640 carteirinhas e vacinadas 124 pessoas.
Em maio, a Secretaria de Saúde promoveu treinamento sobre o correto preenchimento do boletim de controle de criadouros e sobre a brigada contra o aedes. Para junho estão programadas reuniões com os diretores das escolas de Fernandópolis para o desenvolvimento de ações de combate ao vetor.
CASOS 
Neste ano, Fernandópolis confirmou cinco casos de dengue e há 14 pendentes aguardando resultado de exame; de zika não há casos e de chikungunya dois exames pendentes.