A Associação Paulista de Medicina Regional de Fernandópolis vai sediar a palestra “A História da Loucura, da Antiguidade aos Dias Atuais”, que será proferida pelo médico. Guido Arturo Palomba, psiquiatra forense. Será na sexta-feira, 19, às 19 horas na sede da APM no Jardim Santa Helena, com entrada franca com inscrição prévia.
Sempre chamado a opinar sobre casos mais complexos na psiquiatria forense, o médico tornou-se célebre por participar de elucidação e análise de casos criminais que se tornaram manchetes dos jornais nas últimas décadas, além de trabalhar ativamente em perícias civis de alta complexidade.
“Abordaremos desde os primeiros momentos, na antiguidade, em que o homem dito normal se deparou com o doente mental, chamando a loucura de possessão demoníaca, até a mudança de conceito e o desenvolvimento da psiquiatria nos dias atuais. Discorrerei, ainda, sobre loucura e crime, minha área de atuação, e a visão do tema na sociedade em que vivemos”, explica o psiquiatra em entrevista à imprensa.
A palestra, além de seus aspectos históricos, pretende chamar a atenção para a situação do atendimento psiquiátrico no país levando esclarecimentos à comunidade médica local. Servirá ainda de alerta aos participantes sobre o novo hábito de incentivar a ingestão de remédios psiquiátricos sem critérios bem estabelecidos.
Para explanar o assunto, haverá apresentação de casos clínicos, com exposição de fotos exclusivas seguido de debate aberto com o palestrante.