Um dos casos de grande repercussão esta semana no Brasil foi a decisão tomada pela 2ª Turma do STF – Supremo Tribunal Federal no julgamento do habeas corpus que colocou em liberdade o ex-ministro José Dirceu, envolvido nas investigações da Operação Lava Jato. Na equipe que atuou na defesa do ex-ministro estava a advogada fernandopolense, Dra. Viviane Santana Jacob Raffaini, filha do advogado Dr. Fernando Jacob Filho. Ela faz parte da equipe do advogado Dr. Roberto Podval que atua no caso.
Em entrevista à Rádio Difusora na quinta-feira, 3, o advogado Roberto Podval comentou o caso. “Nós impetramos um habeas corpus que foi julgado no Supremo Tribunal Federal e houve entendimento que, de fato, nós tínhamos razão. Não havia necessidade de José Dirceu aguardar preso o julgamento. Toda a discussão era essa, a falta de necessidade de alguém que ainda não está definitivamente condenado ficar preso aguardando um resultado”.
Podval comentou a repercussão em torno do julgamento. “Eu vejo a população, como um todo, muito furiosa, com certo ódio e aqui também muito dividida entre os que são favoráveis e os que são contra. Acho que a sociedade está muito dividida e perde um pouco a razão. É obvio que ninguém concorda com a corrupção, é obvio que os culpados devem ser punidos. Agora, a forma de se chegar a punição não pode ser uma simples vingança. Não pode ser vingança popular. Há que se julgar e decidir com mais tranquilidade”.
Segundo Roberto Podval, a situação está tão acirrada que respinga no próprio advogado.
“Hoje a tendência é que as pessoas acabam confundindo o advogado com o próprio cliente, quase como acontece na novela onde o artista acaba confundido com o personagem que exerce . Então se for um vilão as pessoas passam a não gostar dele. O nosso papel é parecido. Mas, o que fica é que sem advogado a gente não chega a Justiça. É necessário que as pessoas possam se defender até para que o resultado seja legitimado”, explicou.
No caso em tela, houve atuação importante da advogada fernandopolense Viviane Santana Jacob Raffaini. Podval fez questão de destacar sua atuação. “Basta conhecer o Fernando Jacob Filho para saber que, sendo filha de quem é não podia ser pouca coisa. Foi ela quem praticamente executou esse caso como um todo. É brilhante, além do conhecimento técnico e dedicação. Ela esteve comigo no STF e na soltura do José Dirceu. Possivelmente eu não teria o mesmo resultado se a Viviane não estivesse conosco”, enalteceu.
Na entrevista o advogado ressaltou o trabalho do juiz Sérgio Moro na operação Lava Jato. “Foi importantíssimo chegarmos aonde chegamos. Todos tem papel importantíssimo neste episódio e acho que o país sai dessa melhor. Todos, o Poder Judiciário, o Ministério Público, precisam ter a responsabilidade para chegar ao final desse processo com um país melhor . Não adianta destruir o país, ou criar uma guerra civil porque isso não vai levar a nada. A Justiça se faz com tranquilidade. Nós estamos num momento que está todo mundo machucado , muito agressivo. Precisamos mudar sim, mas com tranquilidade”, enfatizou.
Por fim, Podval lembrou que foi em Fernandópolis que, segundo ele, comeu o melhor churrasco de carneiro do Brasil e já agendou com o Dr. Fernando Jacob Filho para estar na cidade em agosto para o churrasco.