Região terá curso inédito para formação de psicanalistas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Região terá curso inédito para formação de psicanalistas

O curso de formação de psicanalista, restrito aos grandes centros e capitais, está chegando a nossa região pelas mãos do presidente  do IBPC -  Instituto Brasileiro de Psicanálise, Roberto Gonçalves. O início está marcado para 6 de maio e o número de vagas é limitado a 50 candidatos. 
De acordo com Roberto Gonçalves a decisão de trazer o curso para a região faz parte do projeto do IBPC de interiorizar o curso de psicanalise. “Fui eleito presidente do Instituto e como sou filho da região, morei dois anos em Fernandópolis, propus à diretoria  levar o curso para o interior. O primeiro vai acontecer em Jales a partir de 6 de maio com duração de 30 meses. O investimento mensal é de R$ 350. 
Gonçalves explica que qualquer profissional pode ser um psicanalista. Segundo o presidente o curso é muito procurado por psicólogos e médicos, interessados na teoria criada pelo médico neurologista Sigmund Freud. 
“A Psicanálise surgiu após exaustivas pesquisas a respeito do inconsciente, quando Freud obteve grandes descobertas sobre os mistérios da mente. Principal tratamento das neuroses, a psicanálise trabalha o paciente, estimulando sua fala no divã, resultando daí o chavão que se popularizou com a expressão de que ‘A psicanálise é a cura pela palavra’. A psicanálise é um método de investigação do inconsciente, mergulhando fundo no vasto universo das emoções”, explica Roberto.  A psicanálise é uma profissão livre e garantida pela Constituição Federal. O certificado emitido pelo IBPC tem validade para todo o Brasil. Ao final do curso, a pessoa poderá abrir seu consultório em qualquer lugar do território nacional. 
O objetivo do curso é qualificar os alunos para o exercício legal da profissão de Psicanalista, realizar estudos e debates sobre a Psicanálise, fornecer aos alunos qualidade de ensino, usando processo dinâmico, contemporâneo e moderno; capacitar os futuros Psicanalistas para o entendimento profundo das emoções humanas, razão principal de sua formação. Roberto Gonçalves explica ainda que é  necessário que o Psicanalista aprenda identificar os princípios teóricos/práticos da Psicanálise, diferenciando os vários conceitos das correntes psicanalíticas. “A  função do Psicanalista é orientar as pessoas para que vençam suas dificuldades existenciais, reduzindo fobias, ansiedades. Por isso, ele precisa saber ouvir”, acrescenta Gonçalves. 
O curso prevê uma aula por mês, aos sábados, com duração de oito horas, e será ministrado pelo melhores psicanalistas do Brasil, com doutorado no exterior. “É o que tem de melhor na psicanalise”, confirma o presidente. Para o curso são disponibilizadas apenas 50 vagas e já há 22 inscritos. As inscrições podem ser feitas através do telefone (17) 3632-3953.