Foi lido no expediente da sessão desta terça-feira, 11, o projeto de lei do vereador João Pedro Siqueira (PTB) que acaba com o famigerado recesso de meio de ano no legislativo fernandopolense. Agora o texto segue para as comissões permanentes da Casa, para depois ser apreciado em plenário.
Há tempos o fim do recesso de meio de ano, que a grosso modo proporciona 90 dias de férias aos vereadores, vem sendo discutido, porém, essa é a primeira vez que um projeto é protocolado na Câmara com essa finalidade.
“Precisamos mudar o jeito de fazer política, de lidar com a coisa pública. Não quero polêmica. Somos de Fernandópolis e precisamos pensar na cidade. Minha meta é legislar, fiscalizar e representar o povo de Fernandópolis”, afirmou.
O recesso de meio de ano se torna tema de debate todos os anos no final do mês de junho. Isso porque é nesse período que o legislativo fernandopolense entra em recesso e só volta no mês de agosto, o que representa aproximadamente 40 dias de “férias”. O principal ponto de discórdia, é que além deste período, há também o recesso de fim de ano, ou seja, outros 40 dias de descanso.
Se não for aprovado, esse ano serão 41 dias de recesso julino e 42 de fim de ano, totalizando 83 dias de “férias”, enquanto o trabalhador comum, com registro em carteira, tem direito apenas a 30 dias de descanso por ano.
Até agora, além de João Pedro, apenas Zarola (PR) Baroni (PSDB) Cidinho do Paraíso (PR) e Salvador (PDT) assinaram a propositura.