Nova ação do Ipem tem foco em estabelecimentos que usam balanças

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Nova ação do Ipem tem foco em estabelecimentos que usam balanças

A segunda ação do Ipem – Instituto de Pesos e Medidas - em Fernandópolis voltada a orientar os comerciantes locais vai ter como foco os estabelecimentos comerciais que utilizam balanças, casos de padarias, açougues, quitandas e supermercados. O objetivo é orientar sobre a legislação em vigor. 
O Ipem-SP promoverá em parceria com a Acif – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis -, com o apoio do Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista -, a segunda palestra gratuita de orientação quanto às legislações vigentes para pesos e medidas de produtos comercializados em todos os estabelecimentos que façam uso de balanças como padarias, açougues, quitandas e supermercados. Será terça-feira, 18 às 9h30 na Sala de Convenções da entidade.
O objetivo principal é que os empresários dos segmentos saibam exatamente o que prevê cada legislação para que os produtos que comercializam estejam dentro das normas legais e evitem autuações e multas. Para auxiliar na compreensão, será distribuída aos participantes uma cartilha explicativa contendo o passo a passo das normas vigentes.
O presidente da Associação Comercial e Industrial, Mateus Morales, ressalta que as fiscalizações do Instituto visam garantir que o consumidor adquira produtos de qualidade e não causar prejuízo aos empresários, nem apreender mercadoria, ou emitir autuações e multas. 
“Estamos realizando um trabalho de sensibilização e repasse de informação, baseado no regulamento do Inmetro  - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, com objetivo de alertar e evitar que os comerciantes adquiriram e revendam produtos fora das conformidades legais”, explicou Morales. Vagas para o evento podem ser reservadas na Acif.
Na primeira ação em Fernandópolis foi Ipem orientou no mês passado os comerciantes dos segmentos têxtil, brinquedos, extintores e lojas que comercializam produtos e equipamentos de tratamento médico sobre as normas legais de comercialização dos produtos.