Contar um pouco da rica história da cultura do café, que faz parte do desenvolvimento de toda região Noroeste, é a principal proposta da exposição fotográfica itinerante instalada no saguão do Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, através da Secretaria Municipal da Cultura.
O intuito do projeto “Memórias afetivas e a cultura do café”, que estará em Fernandópolis até o dia 30 de abril, é revelar e promover o diálogo através de identidades, pluralidades e singularidades características entre as propriedades e cidades que possuem vestígios da cultura do café na 8º Região Administrativa de Rio Preto. Mostrando por meio de 17 painéis as memórias afetivas que fazem parte da nossa identidade cultural.
Além dos painéis fotográficos, o Museu Histórico Municipal de Fernandópolis cedeu peças de seu acervo para ilustrar a Exposição e ajudar a contar um pouco dessa rica história que faz parte do desenvolvimento de toda região Noroeste.
“A exposição mostra lugares, objetos, curiosidades, arquitetura, personagens e seus valores e tradições que envolvem as peculiaridades do tema cafeeiro. Queremos que o visitante conheça e descubra a importância que a cultura do café teve para o desenvolvimento cultural, social e econômico do interior paulista em nossa região”, explanou a secretária municipal de Cultura, Iraci Pinotti. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o município.