Aberto prazo para 1,1 mil eleitores acertaremcontas com a Justiça Eleitoral na região

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aberto prazo para 1,1 mil eleitores acertaremcontas com a Justiça Eleitoral na região

Cerca de 1,1 mil eleitores de Fernandópolis e dos seis municípios da comarca correm o risco de terem os títulos eleitorais cancelados pela Justiça. Ausentes das últimas três eleições, eles têm prazo até 2 de maio próximo para regularizar a situação nos Cartórios da 150ª e 302ª Zona Eleitorais.
Em Fernandópolis, a lista divulgada pela Justiça Eleitoral traz 846 nomes, que representam quase 2% do total do eleitorado inscrito. De acordo com edital do juiz eleitoral Arnaldo Luiz Zasso Valderrama, os eleitores que não compareceram às urnas em 2014 (dois turnos) das eleições presidenciais e na eleição municipal de 2016, precisam procurar o Cartório Eleitoral para regularizar situação sob risco de terem os títulos cancelados.
O Chefe do Cartório Eleitoral de Fernandópolis, Luiz Mota, considera que na lista dos eleitores inadimplentes pode até constar nome de algum eleitor falecido, mas ele acha pouco provável, diante do convênio dos cartórios de registro com a Justiça Eleitoral para comunicação imediata na emissão de atestado de óbito para que seja dada a baixa no sistema. “São eleitores que não compareceram para votar. Recentemente recebemos aqui no cartório eleitor que não votava há sete eleições”, contou. Ele alertou que a partir de 6 a 7 anos sem votar, o nome do eleitor desaparece do sistema. “Neste caso, ele terá que fazer uma nova inscrição eleitoral, com novo número para o documento, já que o anterior foi excluído”, aponta. A lista com os 846 nomes está afixada no Cartório Eleitoral de Fernandópolis.
Na Comarca, segundo o Chefe do Cartório da 302ª Zona Eleitoral, Eder de Souza Borges, o número de eleitores inadimplentes com a Justiça Eleitoral é de 243 nos seis municípios. O prazo para regularização é 2 de maio.