Fernandópolis é a 4ª melhor cidade do Brasil para envelhecer

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis é a 4ª melhor cidade do Brasil para envelhecer

Fernandópolis é a 4ª melhor cidade para envelhecer entre 348com população entre 50 a 100 mil habitantes do País. É o que mostra o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/Fundação Getúlio Vargas.

O estudo leva em conta cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento, mais indicadores gerais. A nota obtida por Fernandópolis é de 97,46.

O ranking é estabelecido com base emestudode sete variáveis obtidas: Indicadores gerais, Cuidados de saúde, Bem-estar, Finanças, Habitação, Educação e trabalho e Cultura e engajamento.

Os resultados incluem três rankings principais para cada cidade: um para o envelhecimento da população em geral, um para as pessoas com idade entre 60 a 75 anos e um para as pessoas acima dos 75 anos.

Fernandópolis aparece em 4º lugar no Brasil, atrás apenas de São João da Boa Vista, Vinhedo e Lins como a melhor cidade para pessoas com idade entre 60 e 75 anos. É a sexta colocada para pessoas com idade acima de 75 anos. Na região, fica à frente de Votuporanga e Mirassol, que também foram pesquisadas.

O estudo aponta que Fernandópolis é centro de um corredor de desenvolvimento que se formou entre o noroeste paulista e os Estados do Centro-Oeste e do Triângulo Mineiro, quase todo o tráfego hidro-ferro-rodoviário que escoa aproximadamente um terço da produção de alimentos do país passa pelo município para chegar a São Paulo. Com 67.836 habitantes e sede da primeira Zona de Processamento do Estado, tem como um dos seus maiores patrimônios o poder transformador de sua Orquestra de Sopros.

O IDL aponta os itens em que considera Fernandópolis como exemplo:Apresenta-se como uma das menos violentas, não tendo sido encontrados registros de ocorrência de mortes por arma de fogo. É a cidade com maior número de psicólogos, assim como é uma das cinco com maior número de enfermeiras, entre as 348 cidades de Pequeno porte. É uma das cinco cidades com maior participação de idosos na população. Contudo, a disponibilidade de Condomínios para idosos é nula. É uma das cinco cidades com menor distorção entre idade e série, o que colabora para que Fernandópolis seja a líder no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – Educação, entre as cidades Pequenas consideradas.

Também cita o que a cidade precisa melhorar: Apresenta-se entre as cidades de menor porte com maiores taxas de mortes no trânsito. O nível de longevidade não está entre os maiores nas cidades de menor porte. Tratando de Bem-Estar, diabetes, hipertensão, ocorrência de acidentes peçonhentos, e frequência de violência de tipos diversos são fatores merecedores de atenção em Fernandópolis, pois os dados a colocam em posições acima da média.

 

AS 10 MELHORES CIDADES DO BRASIL PARA ENVELHECER

 

1º - São João da Boa Vista (SP)

2º - Vinhedo (SP)

3º - Lins (SP)

4º - FERNANDÓPOLIS (SP)

5º - Tupã (SP)

6º - Votuporanga (SP)

7º - Lajeado (RS)

8º - Itapira (SP)

9º - Rio do Sul (SC)

10º - Bebedouro (SP)