Fernandópolis abre o ano com saldo positivo na geração de empregos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis abre o ano com saldo positivo na geração de empregos

Se começar o ano no azul é um bom sinal, Fernandópolis é uma das três cidades da região que estão neste bloco. A geração de empregos com carteira assinada em Fernandópolis superou o número de demissões. O saldo de empregos, descontadas as demissões, é pequeno, apenas  22 postos de trabalho, mas representa uma luz no fim do túnel para quem começou 2015 e 2016 no vermelho. 
Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Emprego e Trabalho (MTE), divulgados na tarde desta sexta-feira, 3. 
Os números do Caged revelam que Fernandópolis, Votuporanga e Mirassol conseguiram abrir o ano novo com saldo positivo na geração de empregos. São José do Rio Preto, Catanduva e Jales, por outro lado, iniciaram o ano no vermelho (veja quadros),
Em Fernandópolis, após dois anos seguidos registrando saldo negativo em janeiro, a conta entre admissões e demissões fechou no azul. Foram 443 trabalhadores contratados, contra 421 demitidos, com saldo de 22 empregos. 
Os segmentos da economia que apresentaram desempenho positivo em janeiro foram: indústria de transformação (+19), construção civil (+27),  serviços (+8) e agropecuária (+2). O comércio, como é praxe no início de ano, acaba demitindo mais do que contrata e o saldo foi de -35 postos de trabalho. 
Em Votuporanga, que apresentou o melhor desempenho da região, o setor de serviços foi quem mais contratou em janeiro, com saldo entre admissão e demissão de 376 postos de trabalho. Em Mirassol, pela ordem, comércio, serviços e indústria foram os segmentos que mais contrataram. 
Entre as cidades que mais demitiram, Catanduva registrou um dado interessante. A administração publica foi o segmento que mais demitiu em janeiro, fechando 280 postos de trabalho. O mesmo fenômeno foi registrado em Rio Preto, com menos 169 trabalhadores. 
O resultado de janeiro melhorou também o desempenho de Fernandópolis nos últimos 12 meses. A cidade conseguiu sair do vermelho e tem saldo positivo de 16 empregos.