A próxima quarta-feira, 1º, é uma data importante no calendário católico que marca a celebração de Cinzas e a abertura da Campanha da Fraternidade 2017 que este ano aborda como tema “Biomas Brasileiros e defesa da vida”.
A celebração da Quarta-Feira de Cinzas em Fernandópolis, segundo o padre José Aparecido Ferro Martinez, o padre Zezinho, ocorrerá em duas celebrações com imposição das Cinzas na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia: às 15 horas e às 19h30.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
De acordo com a tradição, a celebração ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A Campanha da Fraternidade sempre começa na quarta-feira de cinzas e acontece durante o ano todo! Muitas pessoas acham que ela termina depois da Páscoa, ela dura até o fim do ano, junto com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais.
Em nota distribuída à imprensa regional esta semana, o bispo diocesano Dom José Reginaldo Andrietta anuncia o lançamento da Campanha da Fraternidade na Diocese de Jales na quarta-feira, 1º, às 9 horas na Escola Vocacional.
Desde 1964, a Igreja Católica realiza, anualmente, no período da quaresma, a Campanha da Fraternidade com o objetivo de “despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução”.
Neste ano, a campanha tem como tema: Fraternidade – Biomas Brasileiros e defesa da vida. O lema: Cultivar e guardar a criação; e objetivo: “cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros dons de Deus e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho”.