O Procon de Fernandópolis, órgão vinculado à Prefeitura, atua na defesa do consumidor e realizou 460 atendimentos em janeiro de 2017, entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares (CIPs) e reclamações. O serviço entra em ação quando é preciso solucionar um problema quando uma pessoa sente-se lesada após realizar uma relação de consumo.
As reclamações mais frequentes na unidade de Fernandópolis referem-se a produtos (defeitos, garantia assistência técnica e cancelamento de compra), serviços essenciais (água, energia elétrica e telefone) e assuntos financeiros (bancos, cartões de crédito, consórcios, títulos de capitalização e seguros).
Ademir Aparecido Alves Branco, diretor do Procon local, destaca que o órgão está de portas apertas para a população. “Atendemos no prédio do Poupatempo e sempre que necessário, a população pode nos procurar para que sejam garantidos seus direitos como consumidores”, disse.
O Procon tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do estado de São Paulo. Além do atendimento às reclamações, a equipe também realiza palestras sobre educação para o consumo, orientações aos consumidores quanto aos seus direitos, fiscalizações e estudos das leis nacionais e internacionais.
O Procon de Fernandópolis localiza-se na avenida Líbero de Almeida Silvares, 2705, Coester. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações também é possível consultar o site da Fundação Procon: (http://www.procon.sp.gov.br/).