Hemocentro faz plantão neste domingo para doação de sangue

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Hemocentro faz plantão neste domingo para doação de sangue

Para tentar superar o nível crítico no estoque de sangue, o Hemocentro de Fernandópolis fará plantão neste domingo, dia 5, das 7h30 às 12 horas, para atendimento aos doadores. A falta de sangue tem levado os hospitais a adiarem cirurgias eletivas, que já estão agendadas.
O coordenador do projeto “Seja um Herói”, Claudio Azevedo reforçou o apelo esta semana para que haja conscientização da população sobre a necessidade de doar sangue. “Para uma cirurgia cardíaca, o médico não pode iniciar o procedimento se não tiver disponível o mínimo de 20 bolsas de sangue”, explicou. 
Segundo Cláudio, somente quem precisa de sangue sabe a importância de chegar ao hospital e ter disponível bolsa para o atendimento. “Se 10% da população de Fernandópolis doasse sangue, pelo menos duas vezes ao ano, teríamos a coleta de pelo menos 14 mil bolsas, o que seria suficiente para atender todos os hospitais localizados na região que vai de Cosmorama a Ilha Solteira”, destacou.
Azevedo apelou também aos municípios da região para que disponibilizem ônibus para trazer os doadores até Fernandópolis. “O ideal para atender as necessidades seriam 1,4 mil bolsas/mês”. Claudio cita números para mostrar que em 2011, o Hemocentro de Fernandópolis coletava cerca de 14 mil bolsas/ano. Em 2015 foram coletadas 8.003 bolsas e em 2016, subiu um pouco, chegou a 8.295 bolsas, queda de 40%. 
Em contrapartida, o número de doadores de medula vem crescendo graças ao Projeto Seja um Herói em parceria com faculdades. Além disso, a coleta da amostra de sangue, pode ser feita em ação externa, o que não é mais permitido para a coleta de sangue. De 1.888 doações em 2014, o número de doadores de medula subiu no ano passado para 2.950, crescimento de 56%.
“O Hemocentro de Fernandópolis tem estrutura para atender os doadores. Desde a chegada, entrevista, exames e coleta, o tempo não ultrapassa 40 minutos. Esperamos que neste sábado e domingo, os doadores nos ajudem a recuperar o estoque de sangue”, apelou Claudio. O horário de atendimento neste sábado e domingo, das 7h30 às 12 horas.