Na diplomação, juiz lembra a responsabilidade dos eleitos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Na diplomação, juiz lembra a responsabilidade dos eleitos

A Justiça Eleitoral diplomou na tarde desta segunda-feira, 19,  prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em 2 de outubro em Fernandópolis. A solenidade conduzida pelo Juiz da 150ª Zona Eleitoral Dr. Arnaldo Luiz Zasso Valderrama ocorreu na sede do Legislativo, o Palácio 22 de Maio “Prefeito Edison Rolim”. Entre as autoridades presentes, o juiz de Direito e diretor do Fórum, Heitor Miura, o delegado seccional Oreste Carósio, o presidente da OAB local, Marcos Del Grossi, o deputado estadual Itamar Borges e o futuro deputado estadual, Gilmar Gimenes. 
Na abertura dos trabalhos, o juiz eleitoral lembrou aos políticos diplomadas a responsabilidade que estão assumindo. Fez menção ao preâmbulo da Constituição Brasileira que expressa que o “poder deve ser exercido para assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social, sob a proteção de Deus”.
“O direito de exercer a democracia por meio de eleição direta foi conquistado pela população após muita luta e de uma longa ditadura. Mas esse direito não se esgota no dia do voto. É preciso que a população acompanhe os candidatos eleitos e cobrem deles a responsabilidade”, acrescentou o juiz.
O prefeito eleito André Pessuto, falou em nome dos diplomados e enalteceu a condução do processo eleitoral pelo juiz Arnaldo Valderrama. “Espero ter um pouquinho da maestria que o senhor teve para fazer a gestão do nosso município”, afirmou. Cobrou que todos se juntem para a construção de uma cidade mais justa. “Vamos mudar os destinos de nossa terra”, conclamou. Se emocionou ao citar os pais que estavam na plateia. 
A outorga dos diplomas atesta que todos estão aptos a tomar posse dos cargos em 1º de janeiro de 2017. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo. 
Foram diplomados o prefeito André Giovanni Pessuto Cândido (DEM), o vice-prefeito Gustavo Pinato (PPS) e os vereadores: Aparecido Moreira da Silva – Cidinho do Paraíso (PR), Maiza Rio (PSDB), Janaina Balieiro (PSD), Murilo Jacob (PR), Étore Baroni (PSDB),  Gilberto Vian (DEM), Mileno Tonissi (PTB), João Pedro Siqueira (PTB), Neide Garcia (PP), Júlio Cesar Alves de Carvalho – Zarola do Sgoti (PR), Salvador de Castro (PDT), Ademir de Almeida (PSD) e Antonio Carlos Finoto (PSC).