PPP viabiliza a construção de anel viário para tirar carretas do centro

20 de Agosto de 2025

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PPP viabiliza a construção de anel viário para tirar carretas do centro

A prefeita Ana Bim (PSD), em fim de mandato, celebra mais um acordo de PPP – Parceria Público Privada para viabilizar a construção do primeiro anel viário de Fernandópolis. Anteriormente havia sido firmado acordo para construção do primeiro viaduto de transposição da via férrea para acesso a novo empreendimento imobiliário na cidade. 
Desta vez, a prefeitura formalizou acordo com a Usina Coruripe Açúcar e Álcool para viabilizar o projeto, visando retirar o tráfego de carretas que transportam açúcar da Usina em Minas, para o terminal de embarque na ferrovia em Fernandópolis. Atualmente para chegar ao terminal, os pesados caminhões são obrigados a cruzar a área urbana, com danos para a rede asfáltica e risco de acidentes.
Na terça-feira, 13, a prefeitura recebeu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o auto de imissão de posse de uma área de 61.677,34m², localizada na estrada Conde de Prates. A nova estrada ligará a Rodovia Euclides da Cunha, a partir do Distrito Industrial IV com a rodovia Vicinal Carlos Gandolfi, onde está o terminal ferroviário da Coruripe, trecho de 4 km.
De acordo com informações, foram desapropriadas áreas de quatro propriedades rurais com o pagamento de R$ 462,5 mil aos donos destas terras. Coube à prefeitura negociar e pagar pelas áreas desapropriadas, com a colaboração da Usina Coruripe, que ofereceu 50% do valor necessário para cumprir o acordo com os proprietários das terras.
Com a imissão da posse da área, a usina Coruripe está autorizada a começar o serviço no local, já que a construção será de responsabilidade da empresa, que irá oferecer equipe técnica, maquinários e pessoal para a abertura da estrada municipal e realização do empreendimento.
“Estamos muito felizes com mais essa importante parceria que vai beneficiar e muito o município. Nossa cidade está em pleno desenvolvimento e com certeza esse anel viário vai impulsionar ainda mais”, disse a prefeita Ana Bim.
O traçado do primeiro anel viário foi alterado em relação a projeto anterior por causa de uma área de APA – Área de Proteção Ambiental. Esse trecho chegou a ser incluído pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem do governo do Estado para abertura de licitação orçado em R$ 3,4 milhões. Anunciado com pompa pelo ex-prefeito Luiz Vilar acabou não saindo do papel.
O acesso ao primeiro trecho do anel viário será pelo viaduto da Rodovia Euclides da Cunha no km 556 + 856 metros (em frente ao Distrito Industrial IV).
Depois de pronta, esta estrada vai facilitar o trânsito de caminhões pesados naquela região da cidade e evitar que eles usem as vias centrais de Fernandópolis. Hoje, estas carretas e caminhões transitam por ruas e avenidas, colocando em risco a vida dos fernandopolenses e obstruindo o trânsito. O trecho também facilitará o acesso de ônibus de estudantes da região para acesso a Unicastelo.