A caminho de São José do Rio Preto na manhã de ontem, 11, onde participou do Congresso de Municípios da Noroeste Paulista, o prefeito eleito André Pessuto (DEM) confirmou que só vai anunciar a equipe de governo em dezembro. “Entre 10 e 15 de dezembro, devemos fazer o anuncio oficial da equipe de governo”, confirmou.
A justificativa alegada por Pessuto para postergar o anuncio é o andamento da fase de negociações via partidos políticos e sociedade, para definição de nomes. Duas pastas são consideradas estratégicas nestas negociações: Saúde e Educação. “Temos que ouvir e decidir o melhor. Não podemos errar”, afirmou.
A demora no anuncio está gerando muita especulação de eventuais nomes que vão compor o governo (leia na coluna Bastidores) o que não preocupa o prefeito eleito. “Isso é normal”, considerou Pessuto. Além disso, aguarda-se a posição de alguns nomes convidados que pediram tempo para decidir sobre o convite.
Sobre a transição de governo, o prefeito considerou que foi muito bem recebido pelo secretário de Planejamento, Daniel Trídico. “É uma transição técnica”, afirmou. Demonstrou preocupação com o fato de a prefeita Ana Bim convocar servidores aprovados em concurso, fato que pode criar dificuldades no inicio da gestão.
O prefeito confirmou que já está analisando o organograma das secretarias de governo e confirmou que deve reativar as pastas da Cultura e Meio Ambiente. Mesmo com essa medida, afirma que vai “enxugar a máquina” com pente fino nos cargos comissionados. Estima que poderá fazer economia de R$ 100 a R$ 150 mil na folha de salários. “Com essa crise temos que começar a gestão com o pé no chão”, garantiu.
Nesta sexta-feira, Pessuto participou de encontro com o Secretário Estadual da Educação, José Renato Nalini, no Congresso dos Municípios da Noroeste Paulista e levou junto diretores da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis para discutir possibilidade de retomar abertura de vagas no programa Escola da Família a partir de 2017. Na quarta-feira, Pessuto se encontrou com o secretário Estadual do Turismo Laércio Benko onde tratou do projeto de elevar Fernandópolis a Estância Turística.