O cartório da 150ª Zona Eleitoral acaba de realizar a retotalização dos votos da eleição proporcional de Fernandópolis. Isso por conta do ingresso dos 920 votos de Murilo Jacob (PR) no quociente eleitoral, que foram validados após o acolhimento de seu recurso no TRE – Tribunal Regional Eleitoral.
Jacob tinha tido seus votos anulados em virtude da impugnação de sua candidatura pela justiça eleitoral de Fernandópolis, em função do entendimento de que ele deveria ter se afastado da função que ocupava na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, seis meses antes da disputa eleitoral e não quatro meses, como foi feito.
De posse de jurisprudências contrárias a esse entendimento, o jovem candidato, que obteve a quarta maior votação na disputa para o Legislativo, recorreu da decisão e conseguiu reverter o quadro em instância superior, o que revalidou seus votos e o colocou dentre os eleitos.
Com a retotalização, William Pessuto (DEM), que tinha conquistado uma vaga no Legislativo por meio dos seus 593 votos, cederá sua vaga para Jacob, ficando como suplente.
A diplomação dos eleitos está marcada para o dia 19 de dezembro às 14h na Câmara Municipal de Fernandópolis.
RECURSO
Murilo ainda aguarda o julgamento de um recurso especial da Procuradoria Regional Eleitoral no TSE – Tribunal Superior Eleitoral -, contra os termos do acórdão que validou seus votos. Porém, como este recurso não possui caráter suspensivo, ele segue como vereador eleito até seu julgamento.