A Justiça Eleitoral de Fernandópolis iniciou na manhã desta segunda-feira, o procedimento de carga e lacração das 140 urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo, 2 de outubro, destinadas à votação e justificativa eleitoral nas eleições municipais 2016. O procedimento foi aberto pelo chefe do Cartório da 150ª Zona Eleitoral, Luiz Mota e servidores da Justiça Eleitoral.
Além das 140 urnas que serão distribuídas por 17 locais de votação em Fernandópolis também foram preparadas 10 urnas de contingência, que ficam disponíveis para eventuais trocas. A Justiça Eleitoral trabalha até com a possibilidade de utilizar cédulas de papel em caso de extrema necessidade. Por isso, também serão lacradas várias urnas de lona, utilizadas em Fernandópolis até as eleições de 1996.
A carga e lacração das urnas é uma operação para inserção de todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos. O procedimento é feito urna a urna.
De acordo com o Cartório Eleitoral, as urnas serão levadas para as escolas, locais de votação, na manhã de domingo, com escolta policial. As seções eleitorais no domingo serão abertas às 8 horas.
Na Comarca, o procedimento de carga e lacração das urnas foi concluído na quinta-feira, 22, com a supervisão do juiz eleitoral Fabiano da Silva Moreno. O processo incluiu 65 urnas para as seções eleitorais e mais 9 de contingência, explicou o chefe do cartório da 302ª ZE, Eder de Souza Borges. As urnas serão distribuídas pelos municípios de Meridiano, Macedônia, Pedranópolis, Indiaporã, Guarani d´Oeste e Ouroeste.