A Justiça Eleitoral de Fernandópolis concluiu na quinta-feira, 15, o treinamento dos 560 mesários que vão trabalhar nas 142 mesas receptoras de votos para as eleições municipais. O curso foi realizado no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim.
De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral da 150ª ZE, Luiz Mota, “são os mesários que efetivamente fazem com que o processo eleitoral aconteça”. O treinamento abordou todas as situações possíveis, desde a chegada à seção, às 7h, até o encerramento da votação, às 17h. O curso deu destaque para as questões de cidadania, ética e de acessibilidade no trato com os eleitores. O próximo passo da Justiça Eleitoral será o treinamento dos supervisores, aqueles que serão a ponte de comunicação entre o Cartório Eleitoral e os Mesários.
O Cartório Eleitoral deve promover ainda uma sessão pública para geração de mídias, de carga e lacração das urnas que serão utilizadas nas seções eleitorais no dia das eleições. A data será definida por edital mas deve ocorrer entre os dias 23 ou 24.
De acordo com o chefe do Cartório, apesar de Fernandópolis já ter mais de 5 mil eleitores que realizaram o cadastramento biométrico, a votação na cidade será pelo sistema convencional, com o eleitor devendo se identificar com documento com foto. “O Tribunal Regional Eleitoral escolheu apenas algumas cidades em que a votação será híbrida”, diz Mota.