Morre a líder comunitária Nice Carmelengo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Morre a líder comunitária Nice Carmelengo

Morreu em Fernandópolis aos 76 anos a líder comunitária Leonice Carmelengo, moradora do Jardim Ipanema. Desde o mês passado, Nice Carmelengo, como era conhecida, estava internada na Santa Casa de Fernandópolis pelo agravamento de seu estado de saúde. O sepultamento ocorrerá hoje às 17 horas no Cemitério da Saudade.

Entre suas várias ações, pode-se creditar a ela, o ponta pé para a criação da Guarda Mirim Feminina. Na década de 80, preocupada com a falta de um projeto de assistência às meninas, ela começou na Cohab Antonio Brandini projeto das “bandeirantes” uma versão feminina dos “escoteiros”. O sonho dela era dar as meninas o mesmo tratamento dos meninos que tinham a Guarda Mirim Masculina. Começou ali o projeto da Guarda Mirim Feminina, hoje Ceads. 
Onde morou, sempre esteve ligada a ações sociais de amparo aos necessitados sem ter necessidade de assumir cargos. Era o caso da comunidade do Jardim Ipanema, onde morava há anos. Sua casa era referência da solidariedade. Mesmo com a saúde já debilitada ela não deixava de atender os que precisavam de ajuda. Foi assim que meses atrás mobilizou a cidade através da Rádio Difusora para socorrer família cujos filhos precisavam de uma pomada dermatológica para amenizar os problemas de doença de pela rara. Era assim dona Nice Carmelengo: generosa, amorosa, como todas as mães. 
Nice Carmelengo era casada, deixa filhos, netos e bisnetos.