Zambon assume Prefeitura

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Zambon assume Prefeitura

A atual prefeita de Fernandópolis, Ana Bim (PSD) tomou uma decisão inédita na história da cidade: vai se afastar da chefia do Executivo municipal para disputar a reeleição. A decisão, segundo a candidata, visa evitar que a administração seja prejudicada em virtude da sua participação no pleito eleitoral. 
“Fernandópolis precisa e merece dedicação integral e, nesse período de campanha, pode acontecer de não estar presente em alguns momentos, o que não é justo. É por isso que não faço barganhas e escolho gente séria para estar ao meu lado, como é o caso do Zambon, que assumirá nesse período”, disse a prefeita em entrevista ao CIDADÃO. 
O afastamento da prefeita deve se concretizar na terça-feira, 6, quando o pedido de licença será encaminhado à Câmara Municipal, como rege a Lei Orgânica do município em seu artigo 63. 
CASO RARO
Zambon será o segundo vice na história do município a assumir a Prefeitura de forma espontânea. O mesmo fato aconteceu na primeira gestão do ex-prefeito Milton Leão, entre 1977 e 1982, quando João de Paula assumiu a administração para Leão gozar férias. 
Em sua segunda gestão, Milton Leão também cedeu a cadeira para seu vice, mas dessa vez em virtude de problemas de saúde. À época ele ficou afastado por conta de uma cirurgia de hérnia de disco e Orlando Manoel Garcia assumiu.
A fatalidade também levou vice-prefeitos a assumirem a prefeitura de Fernandópolis, só que definitivamente, nos casos dos falecimentos de Newton Camargo (assumiu Adilson Campos) e Rui Okuma (assumiu Ana Bim). 
Armando Farinazzo nem sequer possuía um vice-prefeito, já que Alcides Benedito de Andrade, o “Alcides do Faria”, assumiu vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. E Luiz Vilar, em seus dois mandatos, não abandonou por um minuto sequer a “cadeira preta”: Olívio Vono (o vice de Vilar entre 1993 e 1996) e Paulo Biroli (2009/2012) nunca assumiram o posto.