O TSE – Tribunal Superior Eleitoral definiu o perfil dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador em Fernandópolis. No total, 143 candidatos estão com pedido de registro em andamento na Justiça Eleitoral, conforme lista atualizada esta semana: são quatro candidatos a prefeito e seus respectivos vices e mais 135 candidatos a vereador. Em disputa, a cadeira preta do gabinete do Paço Municipal Massanobu Rui Okuma e 13 cadeiras no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim.
De acordo com as informações prestadas ao TSE o perfil dos candidatos em Fernandópolis é o clássico: homem, branco, casado, nível superior ou ensino médio completo e com idade entre 40 e 59 anos.
Mas, o que mais chama a atenção é a falta de interesse dos jovens. O CIDADÃO já havia revelado o desinteresse dos jovens em tirar o título de eleitor. O número de eleitores na faixa dos 16 e 17 anos é o menor em relação às eleições anteriores. Ao apontar o perfil dos candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral revela outro dado preocupante: poucos jovens estão entre os 143 candidatos. Na verdade apenas dois tem idade entre 20 a 24 anos. Na faixa seguinte, de 25 a 29 anos, são seis candidatos, um deles, o candidato a vice-prefeito do PSL, Douglas Souza, que tem 26 anos.
Já o candidato mais idoso está na faixa entre 75 a 79 anos. O maior número de candidatos está concentrado na faixa de 40 a 59 anos.
O que não surpreende é que a maioria dos candidatos (79%) é de cor branca, 16% declararam de cor parda, inclusive a prefeita Ana Bim e apenas 6% declararam-se negros. Ou que, o maior número de candidatos é do sexo masculino (70%) contra apenas 30% das mulheres. E olha que as mulheres são maioria no eleitorado, 51%.
Quanto ao grau de instrução, a maioria dos candidatos, 103 deles, declararam ter ensino superior ou ensino médio completo. Com ensino fundamental completo ou incompleto, são 33 candidatos.
Já em relação à ocupação, um maior número de candidatos preferiu anotar no registro de candidatura no TSE a opção “outros”, caso, por exemplo, da atual vereadora e candidata a reeleição Neide Garcia (PP).
Entre os vereadores que estão concorrendo à reeleição, ou disputando outro cargo, quatro deles anotaram como ocupação a função de vereador, casos de André Pessuto (DEM), candidato a prefeito, Gustavo Pinato (PPS) candidato a vice-prefeito, além de Ademir de Almeida (PSD) e Rogério Chamel (PSC) que são candidatos a reeleição. Os outros vereadores candidatos à reeleição, Étore Baroni (PSDB), Gilberto Vian (DEM), Salvador de Casto (PDT), Humberto Machado (SD) anotaram como ocupação as funções de servidores públicos, Maurilio Saves (PRB) advogado, Arnaldo Pussoli (PROS) motorista e Chico Arouca (PRB) comerciante.
Entre as ocupações mais comuns dos candidatos aparecem os advogados (10), servidores públicos (9), comerciantes (8) e professores (7). O perfil revela também que 61,5% dos candidatos são casados, 22,3% solteiros, 6,9% divorciados e 2,8% separados judicialmente.
Entre os candidatos a prefeito, todos são casados e possuem formação superior. O candidato a prefeito mais jovem é André Pessuto, com 40 anos, seguido por Ricardo Franco com 54 e Ana Bim e Guilherme Vilarinho, ambos com 62 anos.
Já entre os vices, Douglas Souza do PSL, é o mais jovem com 26 anos, seguido por Gustavo Pinato, com 34, Henri Dias com 49, e Adalberto Nilsen com 54 anos. Já em relação aos vices, são dois solteiros e dois casados.