Campanha no rádio começa com ausência de um candidato

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Campanha no rádio começa com ausência de um candidato

A campanha eleitoral começou nesta sexta-feira, 26, nas sete emissoras de rádio de Fernandópolis. Os candidatos a prefeito dominam a maior parte do tempo destinado a propaganda eleitoral gratuita. Os candidatos a vereador ficam com apenas 40% do tempo nos comerciais.

O primeiro programa foi ao ar às 7 horas de ontem aberto pelo candidato André Pessuto da coligação “Renovação, Experiência e Trabalho”. Com 4 minutos, o maior tempo entre os concorrentes à prefeitura, o candidato se apresentou como filho de Fernandópolis e pertencente a uma das mais tradicionais famílias. Deu ênfase ao apoio de lideranças políticas como o deputado federal Fausto Pinato e o suplente de deputado Gilmar Gimenes e enalteceu seu vice, Gustavo Pinato.

Os 16 segundos de Guilherme Vilarinho, o segundo na ordem de apresentação,  não foram ocupados pelo candidato, que não enviou a tempo sua propaganda. Ao CIDADÃO alegou problemas técnicos e previu que na segunda-feira deve enviar os programas para o horário eleitoral. “Vamos organizar tudo no final de semana”, garantiu.

A coligação “Fernandópolis Não Vai Parar” da prefeita Ana Bim, candidata a reeleição, ocupou 1 minuto e 50 segundos do programa. E no primeiro programa abriu espaço para o atual vice-prefeito, José Carlos Zambon, anunciado como convidado e o homem que renunciou a candidatura à reeleição para tocar o projeto da ZPE. Na fala, Zambon lembrou o esforço da prefeita Ana Bim para resgatar a credibilidade do projeto da ZPE e elogiou a escolha de Henri Dias como candidato a vice.

Ricardo Franco de Almeida, que lidera a coligação Experiência, Trabalho e Transparência, em tom eloquente já tratou de tema sensível, o desemprego, e se anunciou como o candidato que vai devolver a autoestima e esperança ao trabalhador fernandopolense. Antes o locutor apresentou o perfil do candidato, relembrando ter sido Ricardo o vereador mais jovem e mais votado da história e associou o candidato a figuras históricas do PMDB, como Franco Montoro e Michel Temer. Ricardo é o segundo candidato com mais tempo, 3 minutos e 53 segundos.

Os programas de rede serão apresentados de segunda a sábado, em dois módulos de 10 minutos, às 7 horas e 12 horas.

Além dos programas, os candidatos a prefeito e a vereador vão “bombardear” os eleitores em mais 140 comerciais diários. Os candidatos a prefeito vão ocupar 60% do espaço e os vereadores ficarão com 40% dos comerciais que serão apresentados  ao longo da programação das emissoras, incluindo os domingos. Dos prefeituráveis, André Pessuto terá direito durante toda a campanha 1.177 inserções de 30 segundos; Ricardo Franco, 1.143; Ana Bim, 540; e Guilherme Vilarinho, 80 inserções.

No primeiro dia de programa, as coligações de vereadores que apoiam o candidato Ricardo Franco de Almeida não entregaram as inserções alegando problemas técnicos na edição dos comerciais. Prometem resolver o problema para este sábado. Os candidatos a vereador vão poder aparecer nas 1.960 inserções.