A Semutran - Secretaria Municipal de Trânsito - de Fernandópolis anunciou ontem, 24, o desligamento temporário do semáforo instalado no cruzamento entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Manoel da Silva, entre os bairros Ubirajara e Jardim do Trevo. A medida, de acordo com a pasta, faz parte de um conjunto de testes da secretaria para adequações e melhorias no sistema de trânsito da região.
Porém, apesar da justificativa, sabe-se que o desligamento do sinaleiro não será tão simples como se imagina. Mesmo sendo considerado desnecessário por muitos dos motoristas daquela região, o equipamento acabou sendo instalado no local a pedido do vereador Gustavo Pinato, que segundo consta, teria atendido solicitações de empresários locais.
À época da instalação muito polêmica girou entorno do semáforo, já que o equipamento teria levado ao menos dois meses para ser ligado, segundo o vereador, por picuinha da administração municipal.
“É lamentável que isso realmente possa estar acontecendo, pois a reivindicação foi fruto de pedido de moradores daquela localidade. Admiro o trabalho do secretário de Trânsito, Ricardo Corrêa, mas ao funcionamento ainda não aconteceu por ordens superiores”, disse Gustavo à época.
Depois de muita reclamação na Câmara, o então secretário de Trânsito Ricardo Correa colocou o sistema semafórico para funcionar. Cessaram aí as reclamações no Legislativo e começaram os questionamentos na rua.
“Essa cidade só tem semáforos”, postou um internauta na nota divulgada pela Prefeitura. “Demorou para desligar isso. Nunca vi um semáforo que para uma avenida inteira enquanto ninguém cruza na outra rua. Muita falta de planejamento”, comentou embaixo outro internauta.
De acordo com a pasta, qualquer nova alteração será comunicada aos moradores.