O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - e a Prefeitura de Fernandópolis ofereceram na sexta-feira, 13, uma capacitação aos membros do Conselho Tutelar e representantes do CMDCA para fomentar a criação da rede socioassistecial da cidade.
“Estamos começando a intensificar a criação da rede socioassistencial e a primeira tarefa nossa foi fortalecer os conhecimentos sobre os mecanismos de defesa da criança e do adolescente. Esta capacitação envolve os conselheiros, depois ampliaremos o grupo participante dos encontros”, explicou Maria Aparecida Fachin, psicóloga do Tribunal de Justiça.
Para oferecer a capacitação foram convidadas duas assistentes sociais, técnicas do Fórum de São José do Rio Preto, que possuem largo conhecimento em criação de rede. A intenção é dar melhores recursos ao trabalho e aprimoramento das atividades oferecidas no município.
“Primeiro, vamos oferecer a maior quantidade possível de conhecimento às pessoas que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes, depois pretendemos envolver toda a rede do município”, destacou Maria Aparecida.
A rede socioassistencial é um conjunto integrado de iniciativas públicas e da sociedade, que ofertam e operam benefícios, serviços, programas e projetos. Ela necessita da articulação entre todas estas unidades de proteção social para garantir melhores condições de vida a todos os atendidos.