Faltam apenas quatro dias para o fim do prazo de entrega da declaração do IRPF-Imposto de Renda Pessoa Física - e apenas 57% dos contribuintes da região de Rio Preto já cumpriram sua obrigação. Até a meia-noite do último domingo, dia 24, o banco de dados da Receita Federal havia recebido 146 mil declarações de contribuintes das 72 cidades que fazem parte da Delegacia da Receita Federal de Rio Preto. A expectativa para todo o período é de 253 mil declarações, ou seja, faltam 107 mil.
Para estes contribuintes que ainda não entregaram, a dica é correr, afirma o contabilista Marcos Apóstolo. “Faça a entrega o mais rápido possível, essa é mais uma obrigação tributária que não tem como escapar. Deixar para a última hora é só para quem gosta de fortes emoções.”
Se deixar para a última hora, o contribuinte pode enfrentar congestionamento e até a perda do prazo. “E caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa por atraso, que tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês”, alerta o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.
Além disso, há aqueles que ainda não conseguiram reunir toda a documentação. Nesse caso, uma opção, mesmo que longe de ser a ideal, é entregar a declaração incompleta e depois retificar, aconselha Domingos. “A entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina, porém depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores.”
DESTINAÇÃO
Todo contribuinte pessoa física que for entregar a declaração do IR no modelo completo pode destinar 3% do imposto devido para entidades cadastradas que cuidam de crianças e adolescentes carentes. Depois da declaração do Imposto de Renda (modelo completo) totalmente preenchida, o contribuinte deve acessar ‘Resumo da Declaração’, clicar na ficha ‘Doações Diretamente na Declaração – ECA’ e então escolher o fundo municipal, selecionando o Estado de São Paulo e a cidade.
O próprio sistema fará o cálculo de quanto poderá ser doado, no caso, 3% do imposto devido. Depois disso, basta clicar em ‘Declaração’ e ‘Imprimir DARF de Doações Diretamente na Declaração – ECA’. O recolhimento deve ser feito em qualquer banco credenciado até a próxima sexta-feira, dia 29.