Com verbas atrasadas desde janeiro, APAE pede socorro

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Com verbas atrasadas desde janeiro, APAE pede socorro

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - de Fernandópolis vêm passando por sérias dificuldades financeiras desde o inicio do ano. O principal motivo seria a falta de repasse de convênios firmados com as esferas municipal, estadual e federal.

Segundo informou o presidente da entidade, Francisco Gouveia, desde janeiro deste ano a entidade deixou de receber cerca de R$ 161,4 mil em repasses.

Gouveia destacou que a situação só não esta pior porque a entidade conta com recursos provenientes da Central de Doação, que funciona diariamente entre as 8 e as 19 horas, e arrecada junto aos contribuintes recursos para manter a entidade aberta e atender os cerca de 160 alunos.

“Além dos repasses a entidade sobrevive das doações de terceiros e do serviço que fazemos junto a ‘nota fiscal paulista’, que nos dá uma arrecadação anual e ajuda na manutenção da entidade. Conseguimos junto a deputados recursos através de emendas, mas infelizmente este dinheiro vem carimbado para a realização de obras ou aquisição de equipamentos e não pode ser utilizado para a manutenção diária da entidade. Atualmente contamos com 46 funcionários para atender os mais de 160 alunos, que nos geram um custo aproximado de R$ 715,00/mês”, destacou Francisco Gouveia.

Com a falta dos repasses o caixa da entidade esta baixo e o presidente afirmou estar preocupado com o futuro financeiro. “Temos que nos preparar pois esse atraso nos preocupa muito. Temos assistidos que são de outros municípios e estes também nos efetuam repasse mensalmente, neste caso estamos em dia, pois cada município repassa de acordo com o número de alunos que nos envia”, explicou o presidente Francisco.