Após diversas reclamações de munícipes que, às vésperas da data limite para o pagamento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano -, ainda não tinham recebido seus carnês, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da secretaria Municipal da Fazenda optou por prorrogar o prazo de pagamento da primeira parcela e da cota única com desconto para o dia 25 de janeiro. A data anterior era 15 de janeiro.
O anúncio da prorrogação do prazo foi feito pelo novo secretário de Planejamento/Gestão, Daniel Trídico e pelo Ouvidor Público Municipal, Flávio Coppi em entrevista concedida a Rádio Difusora na manhã de quinta-feira, 14.
Segundo Coppi, que recebeu dezenas de ligações nos últimos dias em decorrência do atraso na entrega dos carnês, o problema ocorreu por uma série de fatores e os contribuintes não poderiam ser prejudicados por isso.
“A emissão dos carnês de IPTU envolvem uma série de questões burocráticas que vão desde a licitação para a escolha do banco responsável pelo recebimento até a impressão e distribuição dos carnês. Apesar de a secretária da Fazenda (Maria Regina Menis) ter feito todos os procedimentos com antecedência, alguns intempéries acabaram ocorrendo e a situação se agravou com as chuvas dos últimos dias que acabaram atrasando o serviço de entrega realizado pelos Correios”, explicou o Ouvidor Municipal.
Ainda de acordo com Flávio Coppi, os carnês que ainda não foram entregues devem chegar às residências nos próximos dias, porém, se até o dia 20 os mesmos ainda não tiverem chegado, a orientação é procurar o Poupatempo.
“Os Correios devem concluir a entrega nos próximos dias, porém, a gente orienta para que o contribuinte fique atento a data. Caso o carnê não chegue até quarta ou quinta-feira que vem é porque houve algum problema na postagem então deve-se procurar o Poupatempo para fazer sua retirada ou a impressão da segunda via sem nenhum custo para o munícipe. Se preferir, qualquer contribuinte também pode imprimir a segunda via de casa por meio da site da Prefeitura que é: www.fernandopolis.sp.gov.br”, concluiu.
REAJUSTE
Além de se apresentar à população em sua primeira entrevista como secretário, Daniel Trídico falou sobre o reajuste deste ano do IPTU que, segundo ele, apenas acompanhou a inflação.
“O reajuste foi de 10,33%, que é referente ao índice de inflação no mês de novembro de 2015. Quem pagar à vista ainda terá um desconto de 5%, além de concorrer aos prêmios do Programa Imposto em Dia dá Prêmios, assim como todos que optarem pelo pagamento parcelado e o efetuarem até o dia de seus respectivos vencimentos”, explicou o novo secretário.
O pagamento do IPTU pode ser realizado em Lotéricas, Bancos e até nos Correios.