Campanha “Sangue é Vida” é prorrogada até 31 de Janeiro

A ação envolve os servidores da Prefeitura Municipal de Fernandópolis para a doação voluntária de sangue.

Compartilhe -

Campanha “Sangue é Vida” é prorrogada até 31 de Janeiro

A Campanha “Sangue é Vida” promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com o Hemonúcleo de Fernandópolis e o projeto “Seja um Herói, Salve Vidas” foi prorrogada até 31 de Janeiro. O objetivo é sensibilizar o funcionalismo público municipal a doar sangue voluntariamente e despertar a consciência sobre a importância de ser um doador.

A parceria foi firmada após um bate papo entre a prefeita Ana Bim e Cláudio José dos Santos Azevedo, idealizador do projeto “Seja um Herói, Salve Vidas”. Cláudio expôs a necessidade do Hemonúcleo para a prefeita que prontamente se comprometeu a realizar a campanha. Na primeira fase, as doações foram realizadas de 01 a 31 de Dezembro de 2015.

De acordo com a Lei Nº 3.788 – de 04 de Abril de 2011, que rege a campanha, os servidores que participarem da campanha terão direito à folga de 01 (um) dia de serviço, sem prejuízo dos vencimentos e demais vantagens do cargo e/ou função, em conformidade com a legislação pertinente. Essa é a primeira vez desde a instituição da lei que a campanha é realizada.

A doação é voluntária e será organizada pelas secretarias municipais. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, mais de 51 kg se for mulher e 50 se for homem, estar bem de saúde (sem gripe, tosse, febre, ou feridas na boca e corpo), não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação, evitar o jejum e após o almoço aguardar três horas para doar e apresentar documento com foto (RG, CNH ou carteira profissional).

Ficam impedidos de doação pessoas com histórico de doenças oncológicas, hepatite B e C e HIV. O doador também pode aproveitar a oportunidade e se cadastrar como doador de medula óssea.

Diversas secretarias já aderiram, incluindo secretários municipais e chefes de setor. Vale ressaltar que a doação é voluntária e que cada bolsa, pode salvar até 03 vidas.

Quem quiser também pode se cadastrar como doador de medula óssea. Para isso é preciso ter entre 18 e 54 anos. Em caso de mais informações o telefone do Hemocentro é o (17) 3442-5544.