Natural de Santa Salete, o padre foi homenageado pela Câmara Municipal com a honraria
Coordenador da Juventude Diocesana de Jales, responsável por sete comunidades de Fernandópolis desde 2011, agora o padre Miguel Donizete Garcia é, de fato, um legítimo “Cidadão Fernandopolense”. Querido na cidade, o padre recebeu na noite desta segunda-feira, 14, a honraria da Câmara Municipal com direito ao plenário da Casa de Leis lotado por fiéis, admiradores, amigos, familiares e de autoridades locais.
A propositura partiu da vereadora Neide Nunes Borges Garcia Gomes em reconhecimento público aos serviços prestados à comunidade. Neide leu o currículo do padre (veja a baixo na íntegra) e agradeceu o padre de forma rápida. “Agradeço a tudo que o senhor fez e faz pela nossa comunidade. Obrigado”, agradeceu Neide.
Já a prefeita Ana Bim usou dois exemplos para exaltar a importância do homenageado. “Na semana passada Fernandópolis recebeu o prêmio da cidade que mais cuida da sua população. O título de Responsabilidade Social. Nem acreditei quando anunciaram o nome de Fernandópolis. Queria que estivessem lá para sentir o orgulho que senti. E é graças aos nossos padres que dão esse auxílio à população nas comunidades que conseguimos essas conquistas. Além disso, no Dia Nacional da Juventude, ele enfrentou e fez o evento na Praça da Matriz que foi um sucesso. Aquele dia vi que era um padre ‘porreta’, trabalhador e corajoso. Parabéns”, disse a prefeita.
“Agradeço a Deus pelo dom da vida e pela sabedoria que me concede através do discernimento de fazer a sua e não minha vontade. Agradeço a família que me ajuda nas decisões da caminhada, a vereadora que propôs esse prêmio e a cada um de vocês que sacrificaram seus compromissos para estar aqui. Esse prêmio tem muito mais valor, pois posso compartilhar com amigos queridos, irmãos do ministério, enfim. Sinto-me honrado e profundamente emocionado por receber o Título de Cidadão Fernandopolense. É um momento de suma importância em minha vida. Receber é me igualar aqueles que de fato nasceram aqui. Me sinto merecedor pelo amor que tenho na cidade. Quando a notícia se espalhou e disseram que eu era merecedor, que tinha que ser eu, me senti de verdade o orgulho de ser um Cidadão Fernandopolense”, disse o padre que lembrou ainda de agradecer a imprensa pela divulgação do seu trabalho.
PADRE MIGUEL
Padre Miguel Donizete Garcia nasceu na cidade de Santa Salete, em 1973. Filho de Catarina e Miguel, cresceu no mesmo sítio em que nasceu e onde até hoje moram seus pais. Trabalhou na lavoura com a família até os seus 18 anos, cultivando algodão, café, amendoim, milho, uva, e legumes diversos.
Sentiu seu primeiro chamado de Deus aos 17 anos pelo então padre Valentim (in memorian). Aos 23 anos ingressou no seminário Diocesano de Jales, Nossa Senhora de Assunção.
Desde 2011, coordena a Juventude Diocesana de Jales, e também fez parte do Conselho de Presbíteros 2010 a 2012, onde volta a fazer parte neste ano de 2015 a 2017 (Conselho de Presbíteros), assumindo também a Coordenação da Pastoral dos Presbíteros da Diocese de Jales 2015 a 2017.
Em Fernandópolis, atende as comunidades do São Bernardo (Jardim São Bernardo), Santo Antônio (bairro Corinto), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jardim Santo Antônio), São Judas Tadeu e Santa Luzia (Residencial Palma Mininel); e as comunidades rurais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bairro do Coqueiro), Nossa Senhora Aparecida (Bairro do Lajeado).
Padre Miguel atualmente reside na cidade de Fernandópolis. É coordenador Diocesano do Clero. Além de celebrar missa nessas comunidades, ele coordena diversas pastorais como a Pastoral da Criança, onde são desenvolvidas ações voltadas ao bem estar físico, social das crianças, promoção humana, onde famílias são acompanhadas em relação à saúde e alimentação, pastoral da saúde, onde as comunidades mantém uma distribuição de remédios naturais produzidos pela própria comunidade e entregues à população sem custo algum, além de outras pastorais como grupo de famílias, de casais, visitas aos doentes e necessitados, Santa Casa e velórios.