Disdrog: uma aposta que deu certo

20 de Agosto de 2025

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Disdrog: uma aposta que deu certo

A tomada de decisão para abertura de um negócio não é tarefa fácil. A ousadia é um fator determinante, no entanto sem fazer loucuras. O ano de 2015 para Fernandópolis, particularmente não foi o melhor em detrimento dos escândalos ocorridos, no entanto, ninguém pode negar que foi extremamente produtivo no que tange ao desenvolvimento da cidade. Um exemplo vivo de ousadia, inteligência e pulso firme é Oroberto Moro, um dos sócios-proprietários da Disdrog Comercial LTDA, distribuidora exclusiva da multinacional americana Mead Johnson Nutrition no Estado de São Paulo para as redes de farmácias. Nascido em Estrela D’Oeste, em 1965, Oroberto se formou em administração de empresas em Votuporanga (Unifev) e em 1984 iniciou a carreira como bancário e hoje atua como gerente. A experiência adquirida com o passar dos anos foi fator essencial para que tivesse pulso firme para investir em Fernandópolis quando a oportunidade surgiu.

Há pouco mais de um ano na cidade, a distribuidora exclusiva da Mead Johnson, empresa que tem como carro chefe o Sustagem Kids, Oroberto Moro é o entrevistado da coluna e fala sobre os primeiros 12 meses – completados em outubro-, do empreendimento que tem contribuído positivamente para o progresso da cidade.

 

Em pouco mais de um ano desde a inauguração da Disdrog em Fernandópolis, quais as primeiras impressões quanto à cidade?

A nossa escolha foi correta, pois Fernandópolis nos oferece toda infraestrutura que precisamos. É uma cidade que está em pleno desenvolvimento e nos oferece muita segurança, além do mais, estamos próximos de nossas famílias vivendo onde fomos criados.

Do que foi planejado, tudo ocorreu dentro do esperado na rede?

 Sim, graças a Deus. Fizemos um plano e trabalhamos muito nesse primeiro ano para implementar ainda mais e agregar valor à distribuidora. Lógico que foi preciso corrigir alguns pontos, mas foi tudo dentro do que esperávamos. 

Esperava algo a mais em termo de resultados que não ocorreu neste um ano de atividades?

Sabemos que estamos passando por um momento muito difícil na economia e na politica no país, mas atingimos 80% dos objetivos traçados de acordo com crescimento planejado para o ano.

O que mudou na empresa desde o dia em que foi inaugurada? A gama de produtos distribuídos aumentou? E o número de empregos, também?

Hoje já estamos presentes em dois mil pontos de vendas e somos uma empresa de atuação em todo estado de São Paulo, além do Mead Johnson que é nosso principal fornecedor. No decorrer desse ano agregamos quatro novas marcas ao projeto Disdrog que são: Multi Kids Baby, Linea Sucralose, Preservativos Playboy e Boiron, chegando a 150 itens em nosso portfólio, todos com foco de distribuição no canal farma mantendo o número de funcionários que planejamos. Além disso, contamos com 16 funcionários. E essa equipe poderá aumentar em 2016 em virtude das novas parcerias e expansão da distribuição

O local onde a rede de distribuição está estabelecida – Avenida Marginal Litério Grecco, próximo Casa de Portugal-, foi escolhido estrategicamente. Com a empresa em pleno desenvolvimento, hoje o senhor tem a certeza de que acertaram na escolha do local?

 Sim. É um local bem sinalizado e de fácil acesso para carga e descarga de mercadoria, já que recebemos e despachamos produtos diariamente.

O carro chefe da Mead Johnson continua sendo o Sustagem Kids? Quais os mais vendidos pela multinacional?

Hoje a Mead Johnson comercializa no Brasil fórmulas infantis, leites de crescimento e a linha de complementos alimentares, como o já conhecido de toda a população brasileira, o Sustagem.

Qual a logística destes produtos americanos até chegarem ao estoque de Fernandópolis para serem distribuídos em todo estado?

Os produtos vem do Porto de Itajai-SC e chegam via terrestre em Fernandópolis. Após serem vendidos pela nossa equipe de consultores espalhados no estado, fazemos a logística via transportadoras, ao qual temos contrato de entregas.

Porque escolheram Fernandópolis para se estabelecer e porque acredita que essa ideia foi acatada pelos proprietários da rede?

Escolhemos a cidade, primeiro porque somos daqui, e segundo, que apostamos muito no desenvolvimento da nossa região.

À época da inauguração, vocês citaram que poderiam ampliar o leque de distribuição atingindo outros estados, após se consolidar como distribuidora exclusiva em todo Estado de São Paulo. Essa ideia continua de pé?

Sim. Continua em nosso radar, inclusive já começamos parceria com mais empresas conceituadas no mercado, a Linea Sucralose, com a linha de adoçantes premium, a Multi Kids, com a linha de cutelaria infantil, a Playboy, com a divisão de preservativos, e por último  com  a Boiron, multinacional Francesa, líder no segmento de medicamentos homeopáticos. Essas novas parcerias fazem parte do nosso planejamento estratégico e crescimento para os próximos anos.

Além do carinho pela cidade, vocês também apostaram em Fernandópolis pelo advento da ZPE Paulista, que hoje em dia já não é vista com tanto otimismo. Isso ainda o seduz, ou os resultados provam que isso pouco interferirá no trabalho da Disdrog?

Acreditamos que nesse momento do projeto não interferirá nos nossos negócios, já que atuamos no mercado interno. Mas ainda assim, acreditamos muito e torcemos para que o projeto dê certo, pois vai desenvolver a cidade de forma rápida e consistente.

Uma projeção feita por vocês era de que o faturamento mensal iniciaria em R$ 500 mil, triplicando até o final deste ano. Isso de fato ocorreu na magnitude esperada?

Praticamente. Hoje chegamos num faturamento próximo do que planejamos, um pouco abaixo do nosso objetivo, porém entendemos que foi muito bom, por ser o primeiro ano da empresa.

Vocês são em três sócios que vem de ramos profissionais distintos. Além do espírito empreendedor, quais as características de ambos, que somadas, tem surtido um bom resultado nessa trinca?

Temos um ótimo relacionamento profissional e pessoal em nossas famílias, isso contribui muito para que todas as decisões tomadas na Disdrog referente à pessoas, financeiro e atuação de crescimento no mercado resultem no sucesso de nossa empresa. Sou muito cauteloso, pés no chão.

Como vê a evolução da empresa para o futuro após este primeiro um ano de serviço?

Hoje estamos iniciando novos projetos com novos parceiros (fornecedores), que acreditam na ideia de vendermos não só uma linha de produtos, mas sim um conceito e entregar um treinamento para as farmácias, que ajudem a gerenciar as categorias dentro dos pontos de vendas. Nossos próximos investimentos serão em treinamentos e capacitação da equipe, para garantir um diferencial, nesse mercado de distribuição tão competitivo.