Fernandópolis perde Darci Bertoco, uma lenda da solidariedade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis perde Darci Bertoco, uma lenda da solidariedade

A manhã de hoje, 7, será marcada como uma das mais tristes da história de Fernandópolis. Figura de carisma notável, e grande leiloeiro de eventos e principalmente quermesses beneficentes, Darci Bertoco faleceu nesta manhã, às 10h45, vítima de complicações de um câncer generalizado (anemia aguda e linfoma), mesma doença que vitimara sua esposa Rosa, motivo pelo qual passou a fazer parte da AVCC - Associação de Voluntários no Combate ao Câncer.
Bastante forte e com muita vitalidade, ele sequer demonstrava estar doente nos últimos dias e mantinha seu sorriso irradiante para quem o via na rua. Coincidentemente, o destino reservara o dia 7 para Darci dar seu adeus derradeiro, o “número da perfeição”, de acordo com a bíblia sagrada.
Outro fato que comprova a ligação umbilical de Darci com a solidariede, é que também por ironia do destino, Darci falecera no momento em que era lançado o Vestibular Solidário da FEF que beneficiará a Santa Casa de Fernandópolis, uma ideia inovadora na história da instituição e da cidade.

A cena mais comum de se ver, - conforme é visto na imagem ilustrativa – era do saudoso Darci indo de mesa em mesa entrevistando as pessoas e fazendo um apelo por ajuda à entidade beneficiada em questão. Em leilões beneficentes ao asilo São Vicente de Paula, a frase mais característica era: “’Vamo’ ‘ajudá’ moçada, ‘vamo ‘ajuda’ nossos ‘veinho’ que tanto precisa da gente. Vamo arrematar esse quarto de leitoa”, dizia.
Com esse dom divino, diga-se de passagem, (o leitor entenderá o motivo a seguir), Darci Bertoco conquistou os fernandopolenses e alavancou várias doações às entidades da cidade. Sem nunca faltar por qualquer motivo que fosse, ele era figura carimbada nas quermesses e não resistia quando lhe ofereciam o microfone. Como um artista da comunicação, ele tomava conta da festa com sua voz inconfundível.
Logo cedo, criado distante dos pais, e desgostoso com a vida, ele chegara a cogitar a possibilidade de suicídio, no entanto, quando se preparava para tal, uma imagem de nossa senhora surgiu em sua frente fazendo-o desistir. De lá para cá, o guerreiro Darci Bertoco tirou forças de onde não havia e passou a dedicar sua vida em prol da filantropia, um presente para Fernandópolis.
Darci Bertoco está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento está marcado para esta terça-feira, 8, às 10h, no Cemitério da Saudade.

ANIVERSÁRIO SOLIDÁRIO
Neste ano, em que o leiloeiro mais famoso da cidade completara 80 anos, por ideia própria ele reuniu centenas de amigos e familiares no salão da Igreja da Aparecida e ao invés de presente pediu para que todos levassem alimentos não perecíveis às entidades da cidade. Ao todo foram arrecadadas mais de cinquenta cestas básicas e demais alimentos, entregues para a Promoção Humana, Parque Residencial São Vicente de Paulo, Associação de Voluntários no Combate ao Câncer, Associação Assistencial Nosso Lar (orfanato), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e demais famílias.