Duas alterações no trânsito de Fernandópolis, como na maioria das vezes, geraram muita discussão e polêmica entre os motoristas fernandopolenses. Uma delas, inclusive, virou tema de debate na Câmara Municipal de Fernandópolis, com várias críticas a administração municipal.
A discussão começou após a conclusão da instalação de uma rotatória na Avenida Expedicionários Brasileiros, esquina com os novos empreendimentos – Drogaria São Paulo e McDonald’s -, essa semana.
Alguns fernandopolenses questionaram o tamanho e o formato da referida rotatória e, após também ser questionado, o vereador Chico Arouca postou em sua página no Facebook uma foto acompanhada de sua opinião:
“Esta Rotatória na Expedicionários Brasileiros próximo ao Sakashita, é uma reivindicação antiga dos empresários dessa região. Porém, um serviço mal executado totalmente desproporcional, gigantesca e mal feita . É nítida a falta de ângulo e planejamento. Aquela rotatória próximo a exposição é um exemplo da falta de capacidade. Futuramente vamos ter sérios problemas com ela aguarde e verá”, escreveu o vereador.
Seu questionamento na rede social teve mais de 220 “curtidas”, 105 “compartilhamentos” e dezenas de comentários também questionando a obra.
“Concordo, mal planejada porque a Avenida Expedicionários têm duas vias tanto sentido centro e bairro, vai haver afunilamento de carros e aí, quem tem a preferencia de seguir o da direita ou da esquerda? Uma vai ficar esperando principalmente à noite, e na expo?”, questionou o internauta Ruilon Queiroz.
Para Luis Fanti, a rotatória é uma tragédia anunciada. “Esta rotatória está anunciando uma grande tragédia, totalmente mal projetada, ali é corredor para ônibus e caminhões, ficou apertada, logo teremos motos e carros embaixo destes veículos, há ali um grande afunilamento, sem visão de urbanismo quem a projetou”, ponderou na postagem de Chico.
Inflamado pela grande repercussão nas redes sociais, Chico Arouca levou a temática para a Câmara e recebeu o apoio dos colegas vereadores.
“Falei com o Ricardo Correa sobre a rotatória e ele disse que ela foi feita de acordo com a norma, agora só se for a norma da prefeita Ana Bim, porque as rotatórias da Líbero têm um tamanho, da exposição tem outra, da Cohab outra, então não sei que norma é essa”, disse Gustavo Pinato na Tribuna.
OUTRO LADO
Procurado por CIDADÃO, o secretário de Trânsito Ricardo Correa explicou que cada rotatória é feita de acordo com a velocidade que se quer dar ao local. No caso da Expedicionários Brasileiros, segundo ele, se fez necessário que fosse daquele tamanho para que a velocidade não supere os 40km por hora por conta do grande fluxo de pessoas e veículo na região.
“Esse projeto não é de agora, mas sim desde quando foi loteado essa área dos Okajima, que liga a Expedicionários a Getúlio Vargas. No entanto, nós a colocamos em prática agora a pedido dos empresários, por conta do grande fluxo que já temos ali, por causa dos novos empreendimentos, e a possibilidade de construção de um mini-shopping naquela região, que irá aumentar ainda mais”, ponderou Correa.
Ainda de acordo com o secretário, a diferente angulatura, que também foi questionada, se deu em virtude de ser necessária a deflexão dos veículos que vêm sentido centro bairro, sobre pena dela não cumprir a sua função redutora de velocidade.
“Fizemos vários testes e os caminhões de grande porte que podem passar pela avenida não tiverem nenhuma dificuldade em relação a rotatória. Temos inclusive fotos e vídeos que comprovam isso”, concluiu.
MAIS MUDANÇAS
Outra alteração que também gerou discórdia foi a passagem para mão única das ruas Nossa Senhora de Santana, Eurides Fração, José de Anchieta e Presidente Castelo Branco, nos bairros Coester e Planalto.
As mudanças, de acordo com a secretaria de Trânsito foram estudadas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito e atendem ao pedido de moradores daquelas imediações. A Avenida Presidente Castelo Branco ficará sentido único da Avenida Líbero de Almeida Silvares até a Rua José de Anchieta. A Avenida Eurides Fração terá sentido único da Rua José de Anchieta até a Avenida Líbero de Almeida Silvares.
Já a Rua Nossa Senhora de Santana terá sentido único da Rua Ângelo Sequini até a Avenida da Saudade e a Rua José de Anchieta terá sentido único da Avenida da Saudade até a Rua Sebastião Sequini.
“Iniciamos o serviço de sinalização das ruas e as mudanças deverão ocorrer até o começo da semana que vem, estamos fazendo o trabalho de divulgação, para que os motoristas não sejam surpreendidos com a alteração. O objetivo é melhorar a fluidez dos veículos e dar mais segurança a população”, informou o secretário de Trânsito, Ricardo Correa.
A justificativa de Correa mais uma vez não convenceu alguns munícipes.
“De novo essa palhaçada... já fizeram isso... foi feito um abaixo assinado retiraram... agora novamente”, publicou a internauta Suelen Soares. “(risos) tem muito trânsito na avenida18... Por isso que fizeram isso... Ah a avenida é muito estreita não tem condições de passar dois carros ao mesmo tempo (risos), palhaçada isso... Falta do que fazer”, completou Luigi Puitti.