Após tantas fotos da parte externa da unidade serem pulverizadas no Facebook, externando a alegria dos fernandopolenses em receber o McDonald’s, enfim, a população pôde conhecer e provar o sabor dos lances da maior rede de fast food de hambúrgueres do mundo.
Às 10h10, foi inaugurada oficialmente a unidade em Fernandópolis, sem alarde ou festa. O que simbolizou a abertura oficial para o atendimento ao público que já esperava ansioso do lado de fora foi o proprietário da franquia, Rubens Fragoso Filho, abrir a corrente que dá acesso ao DriveTrue - serviço de vendas de produtos, normalmente alimentos fast food, que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro.
O franqueado liberou a entrada e convidou as cerca de 30 pessoas que estavam na calçada aguardando para saborear um lanche. Ao adentrarem na lanchonete, cujo projeto é piloto em todo país, mais compacto e com atenção especial voltada à sustentabilidade, o garotinho miraestrelense Luiz André Evangelista de Farias foi o primeiro a se dirigir até o balcão para fazer seu pedido, um “quarterão”. “Eles estava contando os dias para inaugurar o Mc, pois ele adora. Viemos de Osasco há cinco anos e ele sempre gostou. Pedia sempre para o pai levá-lo até Rio Preto ou Araçatuba para comer”, contou a mãe, Luciana de Oliveira Evangelista.
Concentradíssimo em seu lanche, que teve a primeira mordida fotografada pelo CIDADÃO, Luiz André não queria muita conversa e se limitou a dizer que o lanche estava “muito bom”.
Embora a assessoria de imprensa da franquia tenha informado que os familiares dos funcionários seriam os primeiros a conhecer a unidade, via de regra de acordo com a vontade do proprietário, assim como o fez em outras franquias, houve uma mudança de planos em virtude da inauguração ser numa segunda-feira, pela manhã, quando a maioria está no trabalho. Cogitou-se ainda a possibilidade de ser feita a apresentação aos familiares no domingo, 8, mas não se materializou.
Com tantos atrativos que os fernandopolenses só tinham acesso em outras cidades, o que também chamou a atenção foi a informação de que o gelo é fabricado pela própria unidade, num tamanho determinado (até as pedras são contadas em cada copo), com a água filtrada, a Coca-Cola, que chega na franquia em pó e é finalizada pelos funcionários e o hambúrguer 100% de carne.
“É um modelo novo, mais sustentável, absolutamente dentro do padrão da empresa. Mais econômico, mais compacto mais sem sair do padrão que a companhia estabeleceu. Tem o numero de lugares interessantes, de acordo com a projeção que vai atender. No primeiro e segundo mês receberemos um número maior de pessoas, mas isso vai se normalizar e teremos um McDonald’s com a cara da cidade, tentando atender da melhor forma possível, com aconchego, ar-condicionado, wi-fi gratuito e o mais importante, o cardápio completo”, disse o gerente de operações Luciano Gomes, que trabalha no Mc desde 1982, o seu primeiro emprego, que à época, no Shopping Morumbi era de atendente.
Com decoração diferenciada e estilo moderno, seguindo o novo conceito mundial da rede, o restaurante está instalado em um terreno de 1.287 m² e conta com cerca de 200 m² de área construída, 72 lugares, 17 vagas de estacionamento, incluindo vaga para idosos e pessoas com deficiência, e Drive-Thru.
Ao todo, foram criadas 90 vagas de empregos, preenchidas rapidamente, sendo a grande maioria dos funcionários moradores da própria cidade. A rede, reconhecida por não exigir experiência profissional, representa uma importante porta de entrada para quem busca o primeiro emprego formal. Todos os funcionários contratados receberam treinamento no restaurante e também em São José do Rio Preto.
Sustentabilidade
O McDonald’s de Fernandópolis conta com a tecnologia LED para a iluminação de suas áreas externas, que incluem estacionamento e drive-thru. As luminárias gerarão uma economia de até 80% no consumo de energia elétrica com iluminação externa em cada restaurante. As novas lâmpadas possuem uma vida útil de 50 mil horas, permanecendo em operação por um período total de até 11 anos, se consideradas 12 horas de uso diário – o que ajuda a reduzir significativamente as despesas e a necessidade de manutenção. Além disso, não agridem o meio ambiente, pois não contêm chumbo nem mercúrio.
Os móveis são de material reciclável e a captação e tratamento da água da chuva e ar-condicionado, são projetadas para regar as plantas e ser usada nos banheiros e limpeza da área externa.
O McDonald’s oferece um cardápio variado incluindo carne, peixe e frango, além de saladas e sobremesas que vão desde frutas, smoothies, a tortas e sorvetes.