Campanha de vacinação contra febre aftosa começa na terça-feira

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa na terça-feira

Começa na terça-feira, 3, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo estado de São Paulo, onde não são registrados casos da doença desde 1994. Bovinos e bubalinos, “do mamando ao caducando” deverão ser vacinados até o dia 30, e a declaração da vacina deverá ser feita até o dia 7 de dezembro, bem como a relação e dos demais animais dos rebanhos equídeos, (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos e caprinos.
“Tão importante quanto à vacinação do rebanho é declaração por parte do pecuarista para controle sobre o incide de animais vacinados. A falta de declaração dentro da data também acarreta multa de três Ufesps (R$20,14), por cabeça que deixar de comunicar a vacinação”, salientou o médico veterinário responsável pelo EDA – Escritório da Defesa Agropecuária de Fernandópolis, Felipe Guerra Gobbi.

Já para aqueles que não vacinarem a multa é ainda maior, cinco Ufesps, ou seja, R$ 100,07 por cabeça não vacinada.
Desde o ano passado, o pecuarista pode realizar a declaração sem sair de casa. Isso porque o Sistema GEDAVE – Gestão de Defesa Animal e Vegetal, proporcionou a possibilidade de declarar a vacinação pela internet. Praticamente todos os pecuaristas da região abrangida pelo EDA já ativaram seu cadastro e possuem acesso para desfrutar de tal mecanismo, que possibilita ainda a emissão da GTA - Guia de Trânsito Animal.

Na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa, cujo público alvo era animais de até 24 meses, foram vacinados em todo estado 4.173.816 cabeças de gado. Já na região de Fernandópolis (12 municípios), o rebanho de bovinos vacinados foi de 99.550, além de 67 bubalinos, um total de 99.617 cabeças, que representou 99,96% da meta estabelecida, que era de 100%, superior inclusive que a média estadual.
Para esta segunda etapa, a meta também é de 100%. O rebanho total em toda a região é de 226.754 bovinos e 206 bubalinos.