Projeto “Seja Um Herói - Salve Vidas” realiza campanha em Votuporanga

Objetivo é aumentar o cadastro de doadores de medula óssea

Compartilhe -

Projeto “Seja Um Herói - Salve Vidas” realiza campanha em Votuporanga

Na última terça-feira, 20, o projeto “Seja Um Herói - Salve Vidas” realizou a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea no Campus Centro da Unifev, em Votuporanga. A ação foi coordenada pela equipe do Hemocentro de Fernandópolis.

A campanha na UNIFEV mobilizou estudantes, docentes e também a comunidade. Ao todo, foram feitos 79 cadastros que a partir de agora estarão disponíveis no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O cadastramento é feito a partir das informações pessoais do doador e da coleta de uma amostra de sangue. Por meio do REDOME, pacientes de todo o Brasil que precisam de um transplante de medula óssea podem encontrar um doador compatível.

O projeto “Seja Um Herói, Salve Vidas”, que existe desde 2013, busca realizar campanhas com o objetivo de incentivar o cadastro de doadores de medula óssea. Na próxima terça-feira, 27, a campanha continua na Unifev, no campus da Cidade Universitária.

“Agradeço à Unifev, aos alunos e a comunidade que abraçaram esse projeto e a todas as pessoas que diariamente, nos apoiam. Ser um doador de medula óssea é um ato de amor que pode salvar muitas vidas”, disse o idealizador do projeto “Seja Um Herói - Salve Vidas”, Cláudio Azevedo.

Quem quiser ser um doador de medula óssea pode procurar o Hemocentro de Fernandópolis e realizar o cadastro que é permitido para quem tem entre 18 e 54 anos. Não podem ser doadoras as pessoas portadoras de doenças oncológicas, hepatites B e C e HIV. Os documentos necessários são: RG, CPF e Cartão SUS.