Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29, a sanção parcial da presidente Dilma Rousseff à “mini” reforma política, aprovada na Câmara Federal, válida já para as eleições municipais de 2016. Com isso, os fernandopolenses que pretenderem disputar as próximas eleições ganharam mais seis meses para se filiarem a algum partido.
Pela antiga legislação, qualquer mudança no sistema eleitoral deveria ocorrer no prazo de até um ano antes do pleito – ou seja, no caso das eleições de 2016, até a próxima sexta-feira, 2.
O que não mudou, foi o tempo de domicílio eleitoral, o que afeta diretamente um provável candidato a prefeito de Fernandópolis. Gilmar Gimenes (PSDB) tem seu domicílio eleitoral na capital paulista e se de fato quiser disputar as eleições municipais em Fernandópolis, terá que transferir seu título para cá um ano antes das eleições de 2016, ou seja, até sexta-feira, 2.
No entanto, o tucano ainda não decidiu se disputará à Prefeitura fernandopolense, uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo, ou se assumirá uma vaga na assembleia legislativa com a saída de muitos deputados de sua coligação para as eleições majoritárias.