No último sábado, 26, a prefeita de Fernandópolis Ana Bim esteve em São José do Rio Preto com o governador Geraldo Alckmin e a diretora vice-presidente do Detran - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo -, Neiva Aparecida Doretto. Na ocasião, a prefeita assinou parceria do programa “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. Os municípios de Catanduva e Rio Preto também assinaram parceria.
Foram assinados os protocolos de intenções para o desenvolvimento conjunto de políticas públicas de segurança viária, como campanhas educativas, melhorias na gestão do trânsito e na sinalização, implantação de ciclovias, entre outras ações. O intuito é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
No total, o Governo do Estado repassará R$ 10,5 milhões a municípios do interior. Um dos critérios para a escolha dos locais é o número médio de óbitos por habitante entre 2011 e 2013, com base em dados do Datasus - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde -, do Ministério da Saúde, e da Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.
A verba para a execução das atividades será destinada às administrações municipais somente após a análise e aprovação de cada projeto pelo comitê gestor do programa, composto por nove órgãos do governo estadual, entre eles o Detran SP. As propostas de ações das três prefeituras com as quais foram assinados os protocolos de intenções neste sábado serão avaliadas.
“Somente com o envolvimento de toda a sociedade é possível mudar o violento cenário que temos hoje no trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes nas vias”, ressaltou Neiva Doretto.
A prefeita Ana Bim afirmou que a iniciativa pode sim salvar vidas. “Junto com o secretário de Trânsito faremos um estudo das prioridades nesta área que servirá de base para elaboração do projeto que será protocolado junto ao governo. Essa é uma iniciativa importante que pode salvar muitas vidas”.