O encantado mundo da contação de histórias

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

O encantado mundo da contação de histórias

Uma boa história, alguns instrumentos produzidos com materiais recicláveis, uma porção de criatividade e muita boa vontade. Foi de apenas isso que quatro jovens fernandopolenses precisaram para levar alegria e cultura a dezenas de crianças da rede pública, quarta-feira, 23, na biblioteca municipal de Fernandópolis.

De um lado, Igor Carrasco, Lorena Carla, Ian Gonçalves e Líbia Ventura, integrantes grupo “Toró”. Do outro, crianças com os olhos brilhando, gargalhadas contidas e a imaginação aflorada por uma apresentação de entendimento simples e, ao mesmo tempo, carregada de informações.

Ao fim da contação da última história, o suspiro coletivo “Ahhhhhh”, vindo dos pequenos alunos, que logo deu lugar ao levantar dos bracinhos como gesto de pedir a palavra.

“Tio, eu sempre desligo a torneira quando estou escovando os dentes para que nunca acabe a água”, contou o garotinho integrante do público, demonstrando que tirou da história uma lição de vida. 

E assim se seguiu por alguns minutos, cada um com uma experiência diferente, até que as professoras os interromperam dizendo que já estava na hora de voltar para a escola e novamente o “ahhhhhh”, tomou conta do espaço.

“É muito gratificante. Estou encantada. Ver elas interagindo com a gente, cantando, contando o que aprenderam vale muito a pena e nos dá ainda mais ânimo para continuar com o projeto”, disse Líbia Ventura, integrante do grupo.

O grupo “Toró” deu o pontapé inicial no projeto inédito “Entre o Canto e o Conto, o encanto das Histórias”, cujo objetivo é incentivar a leitura por meio da contação de histórias e da intervenção musical. O projeto foi desenvolvido pelo próprio grupo, que está o desenvolvendo voluntariamente.

“Temos uma biblioteca em nossa cidade repleta de bons livros e vemos que hoje em dia, por conta das novas tecnologias, ela é cada dia menos procurada pelas crianças e jovens.  Então, decidimos montar o grupo para mostrar para as crianças o fabuloso mundo que elas podem descobrir por meio da leitura”, explicou uma das idealizadoras do grupo Lorena Carla.

O grupo repetirá as apresentações na biblioteca, em datas previamente agendadas.