O serviço de cremação, antes encontrado apenas nos grandes centros e capitais brasileiras, agora está à disposição dos fernandopolenses. A novidade foi trazida a Fernandópolis pelo Grupo Rosa Mística e foi muito bem recebida pelos clientes da empresa funerária. A iniciativa de implantação do forno crematório partiu do empresário Rolando Castrechini Nogueira, mais conhecido como Rolandinho, diretor comercial grupo Rosa Mística e nosso entrevistado de hoje. Além de dirigir o Grupo Rosa Mística, Rolandinho é diretor da Aux Empreendimentos, vice-presidente FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), ex-presidente da Associação Comercial de Votuporanga, ex-secretário de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, também de Votuporanga, além de ser presidente do PSD de lá. Em entrevista ao CIDADÃO, o político/empresário, conta o que o motivou a investir nesse setor e os benefícios que proporciona.
Por que a Rosa Mística resolveu montar um crematório?
A cremação esta presente há vários anos em países de primeiro mundo, sendo um sistema muito utilizado. No Brasil a cremação vem crescendo a cada ano, principalmente pelo fato de falta de espaços em cemitérios e questões ambientais, além de ser um sistema mais econômico em relação à compra de jazigos. Por esses motivos implantamos o crematório Rosa Mística, o qual, além de atender nossa região, recebe também pessoas de outros estados.
Como foi a receptividade?
Tivemos uma ótima receptividade, pois como mencionei, a cremação vem ganhando espaço em relação a sepultamentos em jazigos, pelo fato de ser mais pratico e economicamente mais barato.
Houve alguma resistência de lideranças religiosas ou a novidade foi aceita com naturalidade?
Não houve qualquer resistência religiosa, até porque sempre respeitamos todas as religiões e suas crenças. A cremação é mais uma opção que a Rosa Mística coloca à disposição da população, para dar o último adeus a nossos entes queridos.
Montar um crematório representou a quebra de um tabu?
No ano 2000, aproximadamente, tínhamos no Brasil somente um forno crematório na cidade de São Paulo (Vila Alpina). Deste período até nos dias de hoje, houve um grande crescimento na cremação, pois tivemos um aumento significativo de crematórios instalados no estado de São Paulo e em nosso país, inclusive o da Rosa Mística. Isso se deu pelo fato da cremação ser o principal sistema utilizado em vários países. Quero dizer é que as pessoas tinham dificuldades ao acesso a cremação, pois até então, precisava ir a São Paulo e tudo isso ficava muito caro, restringindo o número de pessoas que optavam pela cremação. Hoje várias regiões já contam com crematórios, como o crematório Rosa Mística, facilitando o acesso e consequentemente o valor cabível a todas as classes sociais.
Qual o perfil das famílias que optam pela cremação de seus entes queridos?
Todos os perfis e classes sociais.
A cremação deve ser um desejo da pessoa enquanto viva?
É natural as pessoas se precaverem, como, por exemplo, fazer um plano de saúde ou mesmo um seguro de seu veículo, isso traz tranquilidade e muita segurança. Da mesma forma ocorre com o momento do falecimento, as pessoas se organizam através de nosso plano de assistência familiar Rosa Mística, contando com vários benefícios em vida e atendimento funerário completo quando precisar, além disso, a Rosa Mística e a única empresa do setor a oferecer agora o atendimento completo pelo nosso plano, ou seja além do funeral a cremação também.
Se o falecido (a) não tiver declarado o desejo em vida, a família pode decidir pela cremação?
Sim. Os familiares têm total autonomia em decidir pela cremação no momento do falecimento.
Quantas pessoas já foram cremadas nestes primeiros dois anos de funcionamento?
O crematório Rosa Mística atende toda a região e vários estados. Tivemos um grande número de cremações já realizadas.
Qual é o custo de uma cremação?
Temos varias opções, em média, o valor e de R$ 2,500 com compra antecipada e parcelada, porém, a melhor forma é incluir a cremação no plano, pagando um valor bem pequeno por mês, onde todos do plano passam a ter direito além do funeral, ao atendimento da cremação.
Quem já tem plano funerário tem direito à cremação ou tem que fazer um contrato à parte?
Muitos associados da Rosa Mística já incluíram a cremação no plano. É muito fácil: basta ligar na Rosa Mística aqui em Fernandópolis (3463-4021) e solicitar a inclusão, ou se preferir ir pessoalmente a nossa empresa aqui em Fernandópolis. Como disse anteriormente, é muito importante pensar que o plano funerário cobre somente o funeral. E o sepultamento? As famílias sempre têm que gastar, e às vezes muito dinheiro. No plano Rosa Mística com a cremação já está tudo incluído, ou seja, atendimento funerário e cremação.
Quais são as principais dúvidas das pessoas que procuram o serviço de cremação?
Normalmente as pessoas possuem dúvidas em relação aos procedimentos da cremação, ou seja, se há velório antes ou será cremado diretamente. Sempre procuramos orientar as pessoas que a prática da cremação é a mesma de um sepultamento em jazigos, ou seja, ocorre normalmente o período de velação do corpo conforme o desejo da família e quando chega o horário para o sepultamento ao invés de levar para um jazigo e realizar o sepultamento é feito a cremação, a qual posteriormente a família também pode colocar as cinzas em um jazigo no cemitério, ou poderá levar e dar o destino que pretender.
O que é feito com as cinzas após a cremação?
Como disse anteriormente, poderá ser colocado em um cemitério ou outro destino que a família pretender. Há familiares que jogam as cinzas no mar, por exemplo, ou mesmo em locais onde o ente querido mais gostava, porém outras famílias deixam no jazigo, no cemitério.
Há algum caso onde a cremação não é recomendada?
Somente em situações de dúvida sobre o motivo da morte, ou em casos específicos conforme Legislação. Assim, somente com autorização judicial podemos proceder com a cremação. Porém, deixamos claro que a contratação da cremação é bem simples e sem burocracia e nossa equipe está totalmente preparada para atender com rapidez e muita presteza às famílias enlutadas.
As famílias costumam assistir a cremação?
As famílias podem preparar um cerimonial que será celebrado no crematório Rosa Mística, porém não tem acesso ao ato da cremação.