Uma noite onde todos os presentes puderam mostrar um pouco de seu talento nato cultural. Assim pode ser descrita a última segunda-feira, 14, em Fernandópolis, na oportunidade em que a Pronaus Ordem Rosacruz Fernandópolis Amorc em parceira com a Casa do poeta e do Escritor de Jales realizaram a segunda edição do Sarau Cultural, que será realizado uma vez por mês na sede da associação fernandopolense.
Com o objetivo de promover ambas associações, a Casa do Poeta se uniu ao Pronaus a fim de proporcionar a oportunidade de artistas ocultos da região, mostrarem seus trabalhos, seja como músicos, poetas ou escritores de forma geral. Além disso, a entidade jalesense, que existe desde 2011, está garimpando novos talentos para compor a 2ª edição da coletânea “Casa do Poeta de Jales e Amigos”, além de estar divulgando regionalmente o VII Congresso de Poetas Brasileiros, que será realizado de 2 a 4 de outubro.
“Foi um encontro muito proveitoso onde todos puderem recitar suas poesias, cantar e mostrar seu dom. Além disso, estamos garimpando os escritores da região que por algum motivo tem guardado suas produções sem a oportunidade de mostrá-los, com aquele sentimento de quem será apenas mais um em meio a tantos escritores, sem coragem de encarar. Nossa intenção é aproximar os escritores dos leitores, fazendo um trabalho nas escolas incentivando-os a escrever e a lerem mais”, disse Marilene Pacheco Teubner, presidente da Casa do Poeta.
Para ela, “a falta de oportunidade não se dá apenas pelo medo de escritores mostrarem seus trabalho, mas também pelo fato das editoras buscarem os artistas, não por sua escrita, mas sim pelo lucro que podem ter e, por isso, a Casa do Poeta existe para valorizá-los e proporcionar a oportunidade de contribuir com suas criações com os leitores”.
Para o membro da Casa do Poeta e também estudante da Ordem Rosacruz de Fernandópolis, Celso Antônio dos Santos, poeta e escritor que serviu como elo entre as duas associações, ambas agremiações “estão em expansão, com intuito de se promover e descobrir talentos escondidos, poetas, escritores, músicos, fazendo o trabalho de vistas nas cidades e convidando todos a participar dos sarais, primeiramente”.
Os encontros serão realizado uma vez por mês e, segundo a médica dermatologista Dra. Aracy Satoe Mautari Niwa, uma das fundadoras da Pronaus Ordem Rosacruz de Fernandópolis, a produtividade e crescimento no número de participantes no sarau agradou os diretores de ambas associações e por isso será mantido. “Acho que a Amorc tem tudo a ver com cultura. Temos como função primordial criar condições culturais para o desenvolvimento cultural da comunidade, por isso achei ótima esta aliança junto com a Casa do poeta que quer nos ajudar a recrutar mais artistas na comunidade. Em relação ao nosso primeiro encontro foi muito bom e, por isso, decidimos realizar um sarau por mês”, assegurou Aracy.
AMORC
A Ordem Rosacruz (AMORC) é uma organização de caráter místico-filosófico, fundada em 1915, com sede em São José, Califórnia. Possui representação em mais de 100 países. Os ensinamentos da Ordem Rosacruz buscam inspiração em textos e cultos do antigo Egito e Europa.
A sede da Grande Loja do Brasil da Ordem Rosacruz foi inicialmente instalada no Rio de Janeiro, em 1956. Transferida para Curitiba em 1960. Atualmente sua jurisdição abrange os países de língua portuguesa.
Em Fernandópolis, a unidade é sediada na Rua Pernambuco, 3692, Jardim Guanabara.