Há 15 dias os estudantes de odontologia e profissionais da área conheceram um dos dentistas mais respeitados do país. Geninho Thomé, conhecido como “o dentista de R$ 1,2 bilhões”, participou da JOU – Jornada Odontológica da Unicastelo-, e ministrou uma palestra sobre Implantodontia. CIDADÃO conseguiu nesta semana, com exclusividade, uma entrevista com o renomado empresário, proprietário da Neodent, maior empresa brasileira de fabricação de implantes dentários. Geninho Thomé, que também é diretor de pesquisa e desenvolvimento do ILAPEO - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico-, fundou a Neodent em 1993 com o objetivo de tornar a tecnologia de implantes mais acessível ao mercado internacional. Segundo ele, ao longo destes 22 anos de trajetória pessoal e profissional, sempre investiu em pesquisa científica, pois acredita que esta é a base para a inovação, que sempre levou a empresa ao sucesso.
Além de ser um dos 54 bilionários brasileiros, Thomé é dono da sétima maior fortuna do mercado de saúde. O que levou o dentista a construir um império no ramo foi o fato do Brasil ser a pátria dos implantes, onde é usado cerca de 2,5 milhões de implantes por ano, o que coloca o país na posição de segundo maior mercado do mundo, atrás dos Estados Unidos.
De que maneira acredita que sua palestra pôde contribuir para a formação acadêmica dos estudantes e para o dia a dia dos profissionais que assistiram à palestra?
A implantodontia está em constante evolução e temos no mercado um vasto portfólio de implantes dentários e soluções protéticas de diversas marcas. Em minha palestra tenho como objetivo passar aos estudantes e profissionais a minha experiência de mais de 35 anos de odontologia com orientações e técnicas para solucionar diversos casos clínicos, levando em consideração sempre os conceitos mecânicos, biológicos e estéticos.
Como foi o contato da comissão organizadora da JOU – Jornada Odontológica da Unicastelo-, e como vê a grandeza da confiança depositada no senhor para abrilhantar essa jornada?
O professor Paulo Bortulozo, coordenador da Especialização de Implantodontia na Unicastelo de Fernandópolis, é parceiro da Neodent e me fez o convite para participar da Jornada. Foi uma grande satisfação poder atender a esse pedido, pois acredito ser de grande importância incentivar os jovens, futuros dentistas, a trabalhar com seriedade e mostrar que a odontologia de qualidade está ao alcance de todos que trabalham com dedicação e investem em formação pessoal e profissional.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar toda a equipe pela organização e a Unicastelo por melhorar qualidade de vida da região.
De que forma analisa a importância de uma jornada enquanto intermédio entre quem já foi estudante e hoje vive do mercado odontológico e quem está pleiteando ser um profissional da área?
Uma jornada acadêmica é um incentivo à atualização para profissionais já formados e, ao mesmo tempo, uma forma desses profissionais trazerem sua experiência e visão do dia-a-dia clínico que está em um futuro próximo para os estudantes. Além disso, é uma oportunidade para estes de expor suas primeiras pesquisas e estudos, incentivando-os a seguir uma carreira acadêmica após o término da graduação.
No Brasil, algumas personalidades são exaltadas principalmente por suas riquezas, porém, do ponto de vista social, crê que a sua empresa, no que tange à excelência e abrangência, mudou a vida de muitas pessoas?
Quando fundamos a Neodent, os implantes dentários eram mais caros e importados. Graças ao nosso trabalho, o valor do implante foi reduzido drasticamente e hoje está muito mais acessível. É óbvio que o trabalho e a qualificação dos cirurgiões dentistas deve ser considerado, mas certamente hoje a reabilitação por meio de implantes dentários está muito mais acessível, seja ela total, parcial ou unitária. Nunca abrimos mão de excelência e da qualidade em cada um dos itens que produzimos. Sempre investimos em tecnologia, aprimoramento contínuo e em ensino, demos formação a muitos dos nossos clientes.
O senhor se formou em odontologia apenas com a intenção de viver da profissão como dentista, mas logo enxergou a possibilidade de expandir na área de implantes e, em 30 anos, conseguiu colocar o Brasil no topo do mercado mundial de implantes dentários. A que se deve esse sucesso?
Considero-me uma pessoa abençoada, sempre tive sucesso naquilo que fiz. Obtive sucesso tanto como dentista quanto como empresário. Tive uma boa formação profissional, fui professor universitário, um formador de opinião e ministrei muitos cursos, influenciei milhares de cirurgiões dentistas. Atribuo o nosso sucesso a muito trabalho e dedicação, qualificação profissional permanente, às parcerias que firmamos com nossos colaboradores, com os profissionais da área e com as instituições de ensino e pesquisa.
É sabido que para jovens estudantes, um contato com o senhor pode representar um estímulo para enxergar a formação acadêmica em odontologia também com uma visão empreendedora. Como analisa essa afirmação?
A odontologia tem diversas especialidades, mas considero todo clínico como um empreendedor. Ter seu próprio consultório ou clínica exige um pouco de visão empresarial. Sou empreendedor por natureza e os novos desafios sempre me fascinaram, mas contei sempre com a colaboração e empenho de uma equipe qualificada e leal. Recomendo aos jovens que tenham foco e que trabalhem para atingir esse objetivo. O mundo está muito competitivo, por isso é importante ter um foco para concentrar suas energias, ter uma especialidade e estudá-la a fundo. As oportunidades aparecem para aqueles que estão preparados.
Atualmente, o que a Neodent representa para o mercado mundial de implantes dentários?
Em 2012, a Straumann, líder mundial no segmento de implantes com mais de 60 anos no mundo med-tech, tornou-se acionista da Neodent, iniciando uma importante parceria científica e comercial. Com 19 anos de existência à época, o crescimento exponencial da empresa brasileira foi um dos atrativos alegados pela suíça Straumann. Trata-se da maior negociação do setor até o momento. Em dezembro de 2014 a parceria foi estabelecida formalmente com a implementação da nova estrutura organizacional na Neodent. Em 2015, Matthias Schupp assumiu a responsabilidade operacional como CEO da Neodent, mantendo ainda sua função no Grupo Straumann de Sênior Vice President LATAM para a Straumann. Em Abril deste mesmo ano, com a antecipação da aquisição total de 100% da Companhia, a Neodent passou oficialmente a fazer parte do Grupo Straumann, abrindo espaço para mais investimentos e uma expansão internacional ainda mais acelerada. A Neodent mantém sua independência e sede em Curitiba, que também passa a ser a sede do Grupo Straumann para as operações na América Latina.
Qual a missão, visão e os valores da sua empresa?
A Neodent é uma empresa que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Nossas raízes estão no Brasil e assim continuaremos. A missão da Neodent é ser uma empresa que, com tecnologia e inovação, engrandece o ser humano através do desenvolvimento de ferramentas inovadoras, que contribuem para a qualidade de vida da sociedade. Nosso objetivo é aumentar continuamente a participação no mercado e a qualidade em produtos e serviços, mantendo um comportamento empresarial ético e honesto, com tratamento justo e respeitoso com clientes e parceiros comerciais, a sociedade em geral, autoridades e o meio ambiente.
Ainda se considera um apaixonado pela odontologia, ou sua paixão se tornou o empreendedorismo?
Sou um eterno apaixonado pela odontologia e muito grato pelo que ela proporcionou na minha vida. Adoro compartilhar meu conhecimento com os colegas, colaborando para o sucesso profissional de todos, e ver o sorriso que promovemos por meio da reabilitação oral, melhorando a qualidade de vida do ser humano.
Quais você julga ser suas palavras de ordem, que culminaram no sucesso da Neodent?
A única maneira de obter sucesso duradouro é por meio do trabalho árduo e ético, de muita dedicação aos seus sonhos e da qualificação permanente. Vale ressaltar que ninguém consegue quase nada sozinho: é indispensável o apoio da família, dos amigos e de colaboradores leais.
Em uma agenda tão apertada, o que mais lhe satisfaz no dia a dia? E nos dias de folga?
Estou vivendo um momento especial e muito feliz, recentemente fui pai pela terceira vez. Eu e minha esposa, Fernanda, estamos encantados acompanhando o crescimento do nosso filho, Geninho Filho. Procuro viver mais intensamente o presente. Nos dias de folga, aproveito a companhia dos meus familiares e amigos, jogo golfe e faço pescas oceânicas.