O Dia da Infância (24/08), criado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), tem o propósito de refletir sobre as condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças vivem no mundo inteiro. Para comemorar a data, no último dia 26 de agosto, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS proporcionou às crianças atendidas um dia de lazer e diversão.
As atividades foram realizadas de forma lúdica, com objetivo de conscientizá-las da importância da infância e que as mesmas têm o direito de brincar livremente, imaginar, conviver de uma forma saudável na comunidade e no meio familiar sem estar vivendo uma situação de violência.
A pobreza e a desigualdade são as maiores causas da violência que afetam as crianças, violando suas vidas e as excluindo de políticas de promoção e proteção a que tem direito. Cada criança excluída representa uma oportunidade perdida, e gerar oportunidades para as crianças é um dever de toda a sociedade.
Todas as crianças têm direitos básicos, tais como alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar e de sociedade. Devem também ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência como prevê a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
“Não podemos esquecer de que a sobrecarga da vida moderna empurra e tira das crianças o que tem de mais importante: A INFÂNCIA. Criança precisa ser criança, precisa brincar, precisa ser amada e precisa conviver mais com sua família”, disse Fernanda Toscano Coordenadora do CREAS