Equipe de Infraestrutura inicia mais uma etapa da “Praça do Sol Nascente”

Compartilhe -

Equipe de Infraestrutura inicia mais uma etapa da “Praça do Sol Nascente”

A equipe de Infraestrutura da Prefeitura Municipal iniciou nesta quarta-feira (12), mais uma etapa da Praça do Sol Nascente, localizada na Avenida Raul Gonçalves Junior. O portal Torii, símbolo japonês, foi instalado e o solo recebeu concretagem para posteriormente formar uma inscrição japonesa que significa Vida. Também foram instalados conduítes para ligar a energia por fios subterrâneos.

A Praça do Sol Nascente foi idealizada para homenagear a visita do Cônsul Noriteru Fukushima a Fernandópolis e a colônia Japonesa de nossa cidade. O nome faz referência ao Japão, conhecido como Terra do Sol Nascente.

A cor vermelha predominante tem grande presença na cultura tradicional japonesa, desde a antiguidade. A referência mais imediata é a própria bandeira do país, chamada Hinomaru, onde o círculo vermelho representa o Sol.

O portal, Torii, é o portão tradicional japonês, ligado à tradição xintoísta, uma das religiões mais praticadas no Japão, que assinala a entrada ou proximidade de um santuário. É composto de dois pilares verticais, unidos no topo por uma trave horizontal, geralmente mais larga que a distância entre os postes.

No solo, haverá uma inscrição japonesa que significa Vida. No Jardim foram utilizadas plantas semelhantes às de jardins japoneses, porém que se adaptam ao nosso clima tropical. São elas kaisuka, buchinho, azaléa, barba de serpente, rabo de gato e cerejeira, árvore originária da Ásia. A flor da cerejeira, Sakura em japonês, é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional. Diz à lenda que SAKURA vem de uma princesa que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor.