Médica fernandopolense vai participar da 9ª Missão África

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Médica fernandopolense vai participar da 9ª Missão África

A profissão de médico já tem por prerrogativa histórica ajudar as pessoas. E embora seja um dos mercados de trabalho, a solidariedade no meio também é bastante grande, e pode aflorar ainda mais nos casos de participações em trabalhos voluntários como, por exemplo, o da ONG “Missão África” – associação beneficente de caráter filantrópico sediada em Uberlândia-MG.

De 25 de outubro a 6 de novembro será realizada a 9ª viagem ao continente africano, em uma vila chamada Dondo, próximo à cidade de Beira, segunda maior cidade de Moçambique, cuja população é de 397 mil habitantes. Nesta viagem uma fernandopolense  já tem presença garantida.

A jovem médica de Fernandópolis formada pela Unicastelo, Luiza Cherubini Aguilar, 26, filha do advogado José Luis Cherubini  Aguilar e da comerciante Marilisa Gomes Lembo buscou por iniciativa própria conhecer a realidade do país africano em busca de experiência para aperfeiçoar ainda mais o trabalho como médica. “Sempre tive vontade de ir pra lá (África), procuro informações na internet de como ir, vejo fotos e então mandei um e-mail para a Missão África e aceitaram minha proposta. Eu já conhecia o Programa Médico Sem Fronteira, mas eu queria algo mais rápido, pois estudo para prestar residência e estas viagens duram geralmente de três a quatro meses”, contou Luiza.

Morando em Limeira-SP desde 2014, onde trabalha com clínica geral no pronto socorro da Santa Casa daquele município, Luiza sabe da transformação a qual será submetida ao conhecer a triste realidade africana. “Todos precisam ter uma atitude como essa, oportunidade todos têm, mas falta coragem. Não conheço ninguém lá, vou com um grupo de 24 pessoas que nunca vi, apenas converso pelas redes sociais, enfim, tenho certeza que isso vai mexer muito com meu coração e vou voltar outra pessoa. Vivemos em um mundo que todos dão muita atenção às coisas supérfluas onde é preciso ter mais amor e carinho com o próximo. Tenho certeza que quem será mais ajudado nessa viagem seremos nós e não eles (moçambicanos)”, destacou a médica.

O grupo de Uberlândia da Missão África contará com médicos, dentistas e enfermeiros de todo o país onde os trabalhos desenvolvidos têm o objetivo de prevenir e atenuar os sofrimentos humanos, prestando socorro e proteção aos necessitados com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nível social ou religião. Em uma equipe de 24 voluntários, onde cada um paga sua própria viagem, durante o período da viagem, cerca de 500 atendimentos médicos e dentários serão realizados por dia.  Nesta 9ª viagem apenas Luiza e outra mulher de Araraquara são do estado de São Paulo.