Duas agentes da Secretaria Municipal da Cultura de Fernandópolis – Rina Almeida e Ana Paula Cirilo - estiveram em São Paulo na última semana, participando, entre 21 e 23 de julho, do treinamento e capacitação para "Excelência no Atendimento ao Artesão", promovido pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades - SUTACO.
Cerca de 90 agentes públicos participaram do curso, representando 22 cidades paulistas inscritas. Fernandópolis era o único município representante do noroeste paulista (a cidade mais próxima, Andradina, dista 168 km de Fernandópolis).
Os principais objetivos do evento são a promoção do chamado "Cadastro do Artesão" (e como fazê-lo); a orientação sobre a criação e manutenção da Casa do Artesão, bem como os critérios e dicas para montar feiras de artesanato e afins.
Durante o evento, foram ministradas várias técnicas de artesanato, além de trabalhos manuais com os mais diversos tipos de material. Os agentes públicos receberam treinamento para aprender a diferenciar "artesanato" de
"trabalho manual".
VANTAGENS
Segundo a funcionária municipal Rina Almeida, a carteira do artesão trará diversas vantagens para o portador: "Por ser uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, a SUTACO tem como objetivo a promoção, o desenvolvimento, a divulgação e a comercialização de produtos artesanais, indicando o caminho a ser trilhado pelo trabalhador para enfrentar as dificuldades econômicas", explicou.
Rina revelou que a capacitação visava principalmente à criação de mecanismos que contribuam para a geração de emprego e renda, "funcionando quase como uma cooperativa, dando todo tipo de orientação, inclusive jurídica", resumiu.