Falar em público. Tarefa complicada para a maioria das pessoas, e simples para algumas delas, como é o caso José Tadeu Fernandes de Almeida Filho, que lançou recentemente o JTF Mentoring, um programa que ensina como superar essa barreira. Tadeu, além de bacharel em Direito é diretor administrativo da escola “Em Bom Português” e descobriu durante cursos, palestras e sua experiência profissional, que além do dom da oratória, tinha capacidade de passar aos seus alunos, técnicas que os auxiliassem nessa tarefa tão difícil.
O que é o programa JTF Mentoring?
É uma oportunidade para todo profissional que quer ou precisa falar em público, tanto para aqueles que já trabalham fazendo apresentações e querem se desenvolver como comunicadores, quanto para aqueles que são extremamente tímidos e nunca falaram diante uma plateia. Trata-se de um programa completo que abrange desde o domínio das emoções – controlar o medo, ansiedade, superar a timidez - até técnicas de apresentações, oratória e criação de slides.
De onde surgiu essa ideia?
Em 2013, eu fui convidado para participar de uma palestra para empresários e líderes e o valor do ingresso era R$ 98,00. Foi tanta gente que o evento foi dividido em dois dias, pois o local alugado não acolheria todos. Percebi que umas 140 pessoas participaram. No final da apresentação, o palestrante ofertou um treinamento de três dias que aconteceria numa data próxima no valor de R$ 280,00. O intuito era que cada empresário presente levasse seus colaboradores para participarem. Eu não participei da segunda etapa, mas fiquei sabendo pelos próprios organizadores que foram umas 350 pessoas. Esse evento foi o maior “input” que eu tive sobre as vantagens de um bom comunicador. Percebi que em apenas cinco dias, o palestrante e sua equipe/organizadores faturaram mais de cem mil reais (risos). Como eu já havia feito um curso de oratória com a professora Eliana Jacob (minha mãe), comecei a estudar muito sobre palestras e tudo mais que um bom comunicador poderia fazer. Acabei ingressando nesse ramo. E, enquanto isso, dava aulas em nossa escola. Tive vários alunos que obtiveram sucesso, tanto ao se desinibirem, quanto ao ganharem a vida com suas apresentações, como o professor Bruno Moreti, que além colher vários frutos com a suas palestras, hoje distribui e vende seu conhecimento para alunos do Brasil inteiro pela internet.
Como você ingressou no mundo digital?
Enquanto eu administrava a escola, eu estudava muito procurando saídas para o sucesso e desenvolvimento de nossa empresa. E em março de 2014, a Sueli Paixão – Coach da AES Coaching– me notificou de um congresso online que estava acontecendo sobre empreendedorismo digital. Eram 32 palestrantes ensinando como funcionava o mercado de cursos online, de venda de conhecimento pela internet. Fiquei entusiasmado, pois era algo muito grande, sem fronteiras.
A partir disso, comecei a consumir muitos cursos de empreendedorismo digital, principalmente dos maiores “players” do mercado Érico Rocha e Conrado Adolpho. E pensei – Por que não levar nossas aulas para a internet?
Você sempre foi desinibido?
Muito pelo contrário. Eu sempre fui muito tímido. Para você ter uma noção, eu fiz quase 6 anos de inglês quando era adolescente e hoje eu não falo inglês porque eu não conseguia treinar o idioma com os colegas de classe. Eu fugia de todas as apresentações de trabalhos, tanto no ensino médio como na faculdade. Em reuniões de família, sempre fiquei muito quieto. Já perdi muitas oportunidades porque não conseguia me expressar direito, não conseguia me expor. Já adulto, jogava a culpa no meu perfeccionismo. Deixava de me expor, me apresentar, palestrar, fazer vídeos, por acreditar ainda não estar pronto. Eu só fui conseguir vencer esse comportamento depois que fiz o curso de oratória, que foi na marra ainda (risos). Por isso hoje consigo falar tanto sobre timidez e controle emocional, como controlar o nervosismo e a ansiedade. Apesar de fazer vídeos para internet, dar aulas e fazer palestras, eu ainda me considero tímido e sei o quanto esse comportamento é prejudicial na vida de uma pessoa. Já tive alunos que chegaram a chorar na hora de uma apresentação nas primeiras aulas. Era praticamente um pavor. E depois, no final de curso, ver o resultado é fascinante. Na verdade, esse foi o grande motivo de eu ter criado um curso sem fronteiras, é tentar ajudar as pessoas independente do lugar em que estejam.
E como é a experiência de chegar em vários lugares do país?
É inexplicável. Já tenho alunos de Mossoró, Salvador, São Paulo, Paulínia, Barra do Piraí – RJ, outro de DDD 83, não sei nem de onde é (Rsrs). E vários outros alunos que acreditaram na minha ideia desde o começo, quando fizemos um pré-lançamento em um evento presencial do RMC – Recrutamento de Mentes Brilhantes, em abril.
O mais importante disso tudo é saber que você está conseguindo ajudar muitas pessoas; isso não tem preço. Um grande mentor que eu sigo, fiz até cursos com ele, diz que temos fazer os nossos projetos em busca de agradecimentos. Quanto maior o número de agradecimentos que conseguirmos por meio do nosso trabalho, melhor será o resultado. Não é uma questão de narcisismo, mas sim de termômetro para saber se o que você faz está sendo realmente bom para os outros.
E graças a Deus, acredito que estou no caminho certo.
Você acredita que cursos online são uma tendência?
Sem dúvida. Hoje, o grande tráfego urbano impede que as pessoas se desloquem com facilidade de um lugar para o outro. Preferem ficar no conforto e na segurança de suas casas. Dessa forma, o aluno não perde sequer um segundo de aula por desvio de atenção. Basta ele pausar o vídeo e voltar. Durante o período em que fazia Direito, eu também não era acostumado a estudar por cursos online. Depois que me formei, fiz um curso para OAB a distância. Em seguida, fiz outro para concursos públicos. E partir daí, eu não parei mais. Claro, nada substitui um professor em uma sala de aula, e nunca deixarei de defender essa tese; a prova disso é que temos uma escola de cursos presenciais. Porém, quando conseguimos alcançar um bom grau de disciplina e foco, o curso online se torna um grande aliado, porque podemos fazer com a nossa velocidade e absorvermos o máximo de conteúdo.
Nos Estados Unidos, os cursos online já são comuns. No Brasil, muitas pessoas ainda ficam com receio. Ficam com medo de passar o cartão de crédito ou não conseguirem aprender apenas com vídeos. Mas esse número está diminuindo. Hoje, no Brasil, temos mais de 100 milhões de pessoas conectadas à internet; na verdade acho que são 105 milhões. Desses, 68 milhões são compradores online. Ou seja, é um mercado muito rico para se explorar.
Para quem é esse curso que você preparou?
Para todo profissional que trabalha fazendo apresentações, mas não sabe as técnicas de oratória, ou fica muito nervoso na hora de se apresentar. Serve para alunos que fazem apresentações de trabalhos acadêmicos. E também para aqueles que veem a grande oportunidade que todo bom comunicador tem de se destacar no mercado de trabalho. Uma pessoa que se comunica bem, que tem autoconfiança e tem um objetivo, sente-se segura. Segura para empreender com palestras, apresentações, cursos, treinamentos – presenciais ou online. Ganha visibilidade nas redes sociais, alavanca sua marca, empresa ou carreira. Essa semana, por exemplo, fui chamado para participar de um quadro semanal em uma das rádios de nossa cidade (risos) E sabe o que fiz? Topei! Mesmo eu, que era extremamente tímido e me escondia de tudo.
Talvez alguém esteja lendo e pensando: “Isso não vai dá certo pra mim – eu sou realmente muito tímido’’. Acredite! Dá certo! E eu estou aqui para provar com a minha história. Para quem ainda não me conhece, sugiro que entre no youtube ou no facebook e digite “Tadeu Fernandes”. Tenho vários vídeos que disponibilizo gratuitamente toda semana e já falei bastante sobre como eu era.
Como funciona o curso?
É um curso organizado em mais de 40 videoaulas dentro de um portal. O aluno insere o seu login e senha e acessa as aulas de qualquer lugar que estiver e de qualquer dispositivo ao seu alcance. Tanto de celulares, notebook, tablets. Ele pode assistir às aulas quantas vezes ele quiser, num prazo mínimo que eu estabeleço de 6 meses.
O curso foi separado em quatro módulos. O primeiro é o domínio das emoções; eu percebi que muita gente evita de falar em público não porque não sabe as técnicas de oratória, mas sim pelo medo. Então, eu ensino como vencer o medo e a timidez para falar em público. E é incontestável! Eu sou o resultado do curso.
No segundo módulo, dou estrutura de apresentações: O que fazer em cada parte da sua apresentação e como criar uma palestra.
No terceiro módulo, dou as técnicas de oratória: como falar de improviso em qualquer situação, o que fazer quando dá um branco, posicionamento, gesticulação, leitura em público, como falar com convicção, etc.
No quarto módulo, ensino como criar apresentações mais inovadoras no Power Point para realmente encantar o público.
Antes de começarmos nossa entrevista, você me disse que teria uma surpresa para os leitores do Jornal Cidadão...
Eu tenho um carinho muito grande pelo jornal Cidadão, primeiro por conhecer a competência de todos os profissionais envolvidos, e segundo pelos frutos que minha mãe, Eliana Jacob, colhe em razão das suas crônicas que aqui escreve semanalmente há três anos. Nada melhor para um filho, do que ver o quanto a mãe é querida e admirada na nossa cidade, e tudo isso só acontece pela oportunidade oferecida por esse jornal. Então decidi dar algo exclusivo para as pessoas que se interessarem pelo meu curso.
Além dos dois que ofereço que são: Uma aula sobre “Vícios de linguagem” com a professora Eliana Jacob – erros que cometemos no nosso dia-a-dia que não podemos cometer em uma apresentação; e uma lista das áreas mais rentáveis e promissoras para um bom comunicador atuar, vou oferecer uma palestra gratuita sobre como montar um negócio digital; como criar e vender produtos pela internet.
Mas esse bônus especial será somente para as pessoas que adquirirem o programa JTF Mentoring através do site www.cidadaonet.com.br até o dia 26-07-2015. O valor do curso é de R$ 697. O site permite parcelamento até em 10 vezes.