As associações comerciais do estado de São Paulo iniciam campanha contra a cobrança elevada de impostos no setor empresarial. De acordo com o vice presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Libânio Victor Nunes de Oliveira, as instituições associativas registrarão nesta segunda-feira, dia 29, perto das 12h20, a marca de R$ 1 trilhão, através do placar “impostômetro”, criado para mensurar a quantidade de imposto pago para os Governos: Municipal, Estadual e Federal. “Vamos fazer uma ação para repercutir este fato em todas as nossas cidades”, disse o dirigente que está encaminhando as 18 associações comerciais do centro oeste paulista, material sobre a campanha.
Com o slogan: “São Pedro... Socorro!!! Tá chovendo imposto”, a ação terá o tema de festa junina e serão utilizados os elementos para compor o cenário, com a discriminação dos impostos em cada produto. “Vamos convidar entidades parceiras para reunir um número maior de participantes”, falou entusiasmado o dirigente que representa a Facesp na Região Administrativa de número 15 da federação.
Nesta campanha promovida pela Facesp a ideia é expor diversos produtos encontrados normalmente em supermercados e lojas, em que cada material tenha numa etiqueta o quanto de imposto é incluído nos produtos como: shampoo com 44,2% de tributo, creme dental com 34,6% de tributo; sabão em pó 40,8% de tributo; açúcar com 32,3% de tributo, óleo de cozinhar 26% de tributo; achocolatados 38% de tributo; refrigerante em lata com 46%,4% de tributo; cerveja com 55,6% de tributo; cachaça com 81,8% de tributo; conta de água com 24% de tributação; conta de luz com 48% de tributação; brinquedos com 39,7% de tributo; Aparelho de DVD com 50,3% de tributo; caneta com 47,4% de tributação entre outros utensílios. “O pessoal não faz ideia de quanto existe em cada produto de imposto, e normalmente acha que o empresário que está supervalorizando a mercadoria”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira.
Em Fernandópolis, a Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) atua como parceira da campanha e tem utilizado as redes sociais como disseminadoras de informação. “Essa ação é muito importante, pois tem o objetivo de demonstrar ao consumidor o quanto o aumento da carga tributária afeta o preço final dos produtos”, disse o presidente da ACIF, Dirceu Miralha dos Reis.