Em Fernandópolis, o agendamento para a retirada de galhos é feito através da Ouvidoria Municipal de 01 a 10 de cada mês. O recolhimento é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e segue um cronograma elaborado a partir das solicitações.
Para evitar atraso nos trabalhos, o ouvidor Flávio Coppi orienta que o prazo de agendamento seja respeitado pelos munícipes, “Se todos respeitarem o prazo conseguiremos evitar atrasos no recolhimento, e consequentemente transtornos aos próprios munícipes”.
Segundo o ouvidor, os registros de solicitações por telefone estão em torno de 300 a 400 mês. A coleta gratuita é feita apenas respeitando o prazo de agendamento informado acima, do contrário, o morador deve recorrer a um transportador particular, ou a Prefeitura cobrará 40% sobre o valor da Unidade de Referência do Município (URM) pela remoção dos galhos.
O munícipe pode pedir o serviço de recolhimento através do 0800 772 4550, ou no site da Prefeitura www.fernandopolis.sp.gov.br no canal online da Ouvidoria.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Osmar Guirelli, a demanda tem aumentado muito; “Mesmo com o grande volume de pedidos estamos nos desdobrando para que todos os bairros sejam atendidos”.
A população deve ficar alerta sobre a forma correta de executar a poda e quanto ao corte drástico das árvores, proibido por lei municipal. Em caso de dúvidas sobre o agendamento ou forma de corte, consulte um podador cadastrado na Secretaria do Meio Ambiente.