André Pessuto quer corrigir injustiça histórica contra Edison Rolim

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

André Pessuto quer corrigir injustiça histórica contra Edison Rolim

O presidente da Câmara Municipal de Fernandópolis, André Giovani Pessuto Cândido (DEM) protocolou essa semana um Projeto de Lei que altera a denominação da sede do Poder Legislativo fernandopolense para “Palácio 22 de Maio - Prefeito Edison Rolim”. A iniciativa visa corrigir uma injustiça histórica da cidade, segundo o vereador.
A injustiça supracitada está diretamente relacionada a memória do falecido prefeito que governou o município por dois mandatos. Ele é uma das autoridades de Fernandópolis que até hoje não foi homenageado em nenhum Próprio Público, realidade que Pessuto pretende mudar.
“Essa é uma homenagem mais do que justa a uma pessoa que muito fez por nossa terra. Para se ter uma ideia, foi ele quem ‘abriu’ a Avenida Expedicionários Brasileiros, que hoje é a porta do desenvolvimento de nossa cidade, dentre vários outros feitos. Quando vi a casa em que ele morava ser demolida, decidi que não deixaria que a lembrança que tínhamos de Rolim fosse enterrada junto com aqueles escombros”, justificou Pessuto.
Ainda de acordo com o presidente do Legislativo Municipal, está sendo estudada a hipótese de se transferir o mosaico que ainda está na área onde ficava a casa da família Rolim, para a frente do Palácio.
“Já falei com muitas pessoas sobre esse meu desejo, mas antes de tomarmos qualquer decisão quero ouvir primeiro a vontade da família. Se a família achar a ideia interessante, vamos nos mobilizar para trazer o mosaico para cá, até porque vai ficar muito bonito, depois de restaurado e bem iluminado”, destacou o presidente.
O projeto ainda deverá passar pelas comissões permanentes da Câmara, para só depois ir para votação.

JUSTIFICATIVA
André Pessuto apresentou a seguinte justificativa em sua propositura:
Edison Rolim foi um grande político do município de Fernandópolis, tendo exercido o cargo eletivo de vereador entre os anos de 1956 a 1959 e o cargo eletivo de prefeito por duas vezes entre os anos de 1952 a 1955 e 1960 a 1963.
Em seu primeiro mandato foi empossado prefeito municipal em 1º de janeiro de 1952. No quatriênio de 1952 a 1955, Edison Rolim demonstrou seu arrojo político, construindo em Fernandópolis diversas obras, dentre as quais podemos destacar:
- Construção de alvenaria da Estação Ferroviária;
- Início da construção da Santa Casa de Misericórdia;
- Inauguração da Escola Técnica do Comércio, de nível médio, com os cursos de Comercial Básico e Técnico em Contabilidade;
- Instalação da Comarca de Fernandópolis em 25 de maio de 1953, depois da promulgação da Lei nº 1940 de 3 de dezembro de 1952;
Implantação da estrada municipal que liga Fernandópolis a Macedônia, pelo espigão Santa Rita – Marinheiro;
- Implantação da Rádio Cultura de Fernandópolis, a primeira emissora radiofônica da cidade.
Em seu segundo mandato, foi empossado em 1º de janeiro de 1960, para o período de 1960 a 1963, onde demonstrou mais uma vez sua vontade política e espírito administrador público competente, melhorando o município, instalando prédios públicos, executando obras, e auxiliando o progresso e desenvolvimento da cidade.
Nesse período podemos citar as seguintes conquistas do prefeito Edison Rolim:
- Instalação da Agência do Banco do Brasil;
- Construção do prédio do primeiro Paço Municipal, localizado na Rua São Paulo, que serviu como sede da chefia do Poder Executivo e sede administrativa da municipalidade até o ano de 1995;
- Criação e instalação de inúmeros órgãos públicos, em especial da Casa da Agricultura, conseguindo a tão sonhada descentralização do município de Votuporanga;
- Criação da 1ª Região Administrativa do Estado de São Paulo em Fernandópolis, com efetiva instalação da DR-1, Regional da Secretaria da Fazenda em Fernandópolis;
- Lançamento da pedra fundamental da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis.
Contudo, por se tratar de um político e cidadão exemplar, com passagem histórica no município de Fernandópolis, nada mais justo que render a ele esta significativa homenagem.